Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA promove segunda edição do Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

• Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2019, 18h00

2 SIEPE

De 30 de setembro a 4 de outubro, será realizado o II Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), da UFPA. De segunda a sexta-feira, o prédio do Espaço de Ensino Mirante do Rio receberá os alunos, professores e técnicos da UFPA para apresentação de suas produções acadêmicas. Todos os estudantes de graduação do Campus Belém serão liberados de suas aulas para prestigiarem o evento.

A programação do II SIEPE abrange a XX Jornada de Extensão Universitária, o XXX Seminário de Iniciação Científica (SEMINIC) e o Seminário de Projetos Educacionais (SEPEDUC). O evento é uma iniciativa da Universidade Federal do Pará, por meio das Pró-Reitorias de Ensino de Graduação (PROEG), de Extensão (PROEX) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP).

A ideia de congregar ensino, pesquisa e extensão em um só seminário veio do atual reitor Emmanuel Tourinho. De acordo com a professora Germana Sales, Diretora de Pesquisa da PROPESP e co-organizadora do SIEPE, a proposta de integrar esta tríade trouxe visibilidade aos diferentes perfis de trabalhos produzidos nos eixos do ensino, pesquisa e extensão, para a comunidade acadêmica.

Expectativas - Quanto às expectativas sobre o evento, a docente explica que mais de 1.500 bolsistas apresentarão seus trabalhos durante o XXX SEMINIC, e mais de 40 consultores externos convidados avaliarão as exposições presencialmente. “Temos uma expectativa muito boa, pois é um momento de socialização entre os alunos e um período em que a comunidade externa, no caso os consultores externos, tem a oportunidade de conhecer um pouco mais das pesquisas e atividades realizadas aqui na UFPA.”

Programação – Durante a semana ocorrerão apresentações de programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão, além de uma conferência de abertura, debates e um painel temático, com a presença do pró-reitor de Extensão, Nelson de Souza Júnior e de um representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Cada projeto ou programa terá 20 minutos para ser apresentado ao público e as apresentações foram divididas em diversas áreas: Saúde; Cultura; Direitos Humanos; Tecnologia e Produção; Comunicação; Meio Ambiente; e Educação.

Integração - Em relação à primeira edição do SIEPE, a professora Germana Sales acredita que muito foi um aprendizado e, desta vez, foi possível ajustar melhor alguns pontos da organização entre as três Pró-Reitorias, de modo a pensar numa temática que girasse em torno da cidadania universitária e da inclusão. “Vamos aprimorar mais essa questão do que é um seminário integrado, de modo a refinar essa parceria entre ensino, pesquisa e extensão, pilares da universidade que não podem ser vistos de forma dissociada”, concluiu.

II Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA

Data: de 30 de setembro a 04 de outubro

Locais: Espaço de Ensino Mirante do Rio, Centro de Eventos Benedito Nunes e Auditório do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN)

Mais informações sobre o II SIEPE podem ser conferidas no site