Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Lançamento do livro "Amazônias Brasileiras: situações locais e evoluções" ocorre nesta quinta
Início do conteúdo da página

Lançamento do livro "Amazônias Brasileiras: situações locais e evoluções" ocorre nesta quinta

  • Publicado: Quarta, 02 de Outubro de 2019, 15h00

Livro do canto 746x423

Será lançado nesta quinta-feira, dia 3 de outubro, o livro "Amazônias Brasileiras: situações locais e evoluções", organizado por François-Michel Le Tourneau e Otávio do Canto (PPGEDAM/NUMA/UFPA). O lançamento será no Núcleo de Meio Ambiente (NUMA), às 10h, com a presença de Stéphanie Nasuti do Centro de Desenvolvimento Sustentável  (CDS/UNB) e Caline Raimbert do Centro de Pesquisa e Documentação das Américas (CREDA, França).

O Livro reúne resultados de pesquisa e trabalho realizados por pesquisadores franceses e brasileiros no âmbito do Projeto DURAMAZ (Determinantes do Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Brasileira).

A obra é dividida em dois volumes, sendo o vol. 1 com 13 artigos e o volume 2, com 8 artigos. Rodolpho Zahluth Bastos, professor do PPGEDAM, foi o responsável pelo prefácio e explica que o primeiro volume tem como fio condutor "a diversidade das formas de uso e apropriação do espaço e dos recursos naturais. Já o segundo, "apresenta análises relacionadas às dinâmicas territoriais nas Amazônias".

O profº Otávio do Canto, organizador do livro, enfatiza a importância da obra para a sociedade e para a academia: "Essa é uma obra escrita por uma equipe de 45 pesquisadores, constituída fundamentalmente de brasileiros e franceses. Foram aproximadamente dez anos de investigação, trocas de experiências e análises. Aprendemos muito, ao trabalhar em uma equipe interdisciplinar. Esta obra é a síntese de trabalhos e relações institucionais, acadêmicas e pessoais. Pesquisadores e comunidades interagiram em aprendizados recíprocos. Academicamente, a obra é importante para demonstrar, por meio de estudo de diferentes realidades, a diversidade territorial das Amazônias Brasileiras.

Após o lançamento, a obra ficará disponível para compra na editora do NUMA (UFPA).

Serviço:

Lançamento do Livro : "AMAZÔNIAS BRASILEIRAS situações locais e evoluções"

Data: 03/10/2019

Hora: às 10h

Local: Núcleo de Meio Ambiente (NUMA)

 

Texto: Beatriz Aviz - NUMA/UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página