Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Encontro do projeto Clube de Leitura discute conto de Lygia Fagundes Teles no Campus de Abaetetuba
Início do conteúdo da página

Encontro do projeto Clube de Leitura discute conto de Lygia Fagundes Teles no Campus de Abaetetuba

  • Publicado: Quarta, 02 de Outubro de 2019, 15h00

lygia fagundes telles 10401

Com a proposta de formar “professores de leitura” e novos clubes de leitura nas casas, escolas e em outros ambientes de trabalho, o Campus de Abaetetuba da UFPA vai receber nesta quinta-feira, 3 de outubro, mais uma atividade do Projeto de Extensão Clube de Leitura. Na ocasião, será debatido o conto “Um Coração Ardente”, da autora brasileira Lygia Fagundes Telles. O evento é aberto ao público em geral e se destina, em especial, aos estudantes de Letras e Pedagogia.

A escolha do conto de Lygia Telles foi uma sugestão do coordenador do Projeto, professor Benilton Cruz. A obra aborda temas pertinentes ao mistério da vida e da morte, e, por conta da campanha Setembro Amarelo, que estimula o cuidado com a saúde mental e questões de prevenção ao suicídio, tanto os participantes do Clube quanto o próprio docente consideraram interessante trabalhar este conto.

O objetivo principal do Clube de Leitura é cultivar o hábito de ler. Além disso, são debatidos métodos para trabalhar autores literários em clubes de leitura, com estratégias de estímulo a partir dos textos em mãos. De acordo com Benilton, é muito importante integrar alunos de diversos cursos da UFPA com as pessoas da comunidade externa e estimular a leitura em tempos de novas mídias, por meio de bons autores.

“Temos uma agenda, e ela é seguida dentro do cronograma de encontros, que vai da distribuição dos textos ao encontro presencial em si, quando lemos em voz alta e debatemos a obra. Todos são convidados a ler, pois o projeto estimula a autonomia do leitor e não a do autor”, disse.

Encontros anteriores - Livros como “Emília no País da Gramática”, de Monteiro Lobato; “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll; “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell; e “Pssica”, do paraense Edyr Augusto Proença, são obras que já foram trabalhadas em encontros anteriores. Mais recentemente o Clube de Leitura debateu “Cobra Norato”, do autor Raul Bopp, importante figura do Modernismo brasileiro.

Participação - Para participar do evento, os interessados podem comparecer às 14:30 desta quinta-feira, 3 de outubro, no Auditório Cabanagem, no Campus Abaetetuba da UFPA. Os participantes ganham um certificado a cada sessão de leitura e debate. Ao final da programação, é preenchida uma ficha de leitura para que os participantes façam um resumo da sua compreensão acerca do texto lido.

Serviço:

Encontro do Projeto de Extensão Clube de Leitura

Data: 3 de outubro

Horário: 14:30h

Local: Auditório Cabanagem, no Campus Universitário de Abaetetuba

Evento aberto e gratuito, com certificado de participação.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Imagem: Reprodução Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página