Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA promove debate sobre a aplicação e o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação no setor rural

• Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2019, 18h29

viecodaf banner final

A Universidade Federal do Pará organiza, em parceria com a Unesp e a Fatec/SP, no dia 8 de novembro, o VI Encontro Competências Digitais para Agricultura Familiar (VI e-CoDAF). O evento visa debater propostas de desenvolvimento e uso de Tecnologias da Informação e Comunicação por pequenos produtores e ocorrerá no auditório da Biblioteca Central (BC), das 9h às 22h. A inscrição é gratuita e deve ser realizada no link disponível no site do evento.

Com a temática “Aproximando o pequeno produtor ao acesso e uso de dados: construindo pontes entre suas necessidades e as TIC”, o objetivo do VI e-CoDAF é viabilizar projetos e pesquisas sobre competências técnicas e informacionais. Assim, amplia o acesso a informações sobre o setor, o mercado e a divulgação de suas práticas, culturas e diferenciais competitivos. “São poucos os eventos desta natureza, implicando tecnologia, dados, informação e produção agrícola”, observa o professor Cristian Berrío-Zapata, um dos organizadores do encontro.

A UFPA será a sede local do encontro, que ocorre simultaneamente na Unesp de Tupã e na Fatec de Presidente Prudente, no Estado de São Paulo. O intuito é mostrar aos estudantes de graduação e de pós-graduação, pesquisadores, pequenos produtores e aos produtores familiares como o assunto está ligado com o cotidiano de todos. “Os trabalhos relacionam a pesquisa da universidade com as necessidades dos pequenos produtores agrícolas. Essas inovações, descobertas e experiências marcantes podem ser utilizadas no Brasil, com sucesso”, afirma o professor Cristian Berrío-Zapata.

Inscrições – As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site do evento. É necessário preencher os dados corretamente para receber o certificado. Os certificados serão digitais e enviados automaticamente para o e-mail cadastrado. Para receber o certificado de participação, o ouvinte deverá participar de 75% da carga horária do encontro.

CoDAF – O Projeto Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF) é um projeto da Unesp/Tupã em parceria com a UFPA e tem como objetivo proporcionar alternativas para minimizar os fatores que dificultam o acesso à informação por parte de agricultores familiares, como a baixa familiaridade com as tecnologias digitais e os escassos sistemas de informação específicos para esse público.

Neste sentido, o Projeto CoDAF atua no desenvolvimento de cursos e oficinas preparatórias visando desenvolver competências técnicas e informacionais, ampliando a competitividade desses agricultores, no que diz respeito ao acesso a informações sobre o setor e o mercado, e na divulgação de suas práticas, culturas e diferenciais competitivos.

VI Encontro Competências Digitais para Agricultura Familiar (VI e-CoDAF)

Data: 8 de novembro
Hora: das 9h às 22h
Local: Auditório da Biblioteca Central (BC) – Campus Básico