Página inicial > Ultimas Notícias > II Seminário Conexões 2019 recebe submissão de trabalhos

II Seminário Conexões 2019 recebe submissão de trabalhos

• Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2019, 18h34

conexôes ICSA 2019

O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará (ICSA/UFPA) realizará, entre os dias 4 e 6 de novembro, a segunda edição do Seminário Conexões. O evento tem como objetivo integrar os cursos de Ciências Sociais Aplicadas e realizar diálogos com outras áreas de conhecimento que possuem afinidade e se articular com as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no ICSA. Também está aberto o período de submissão de trabalhos.

“Observamos a necessidade de ampliar a capacidade de articulação, cooperação e integração entre as diversas áreas de conhecimento em que atuamos, mas também ampliar a articulação com outras áreas de conhecimento. Isso nos possibilitará romper cada vez mais com o caráter disciplinar ainda bastante presente em nossos cursos”, explica o professor Armando Lirio, diretor do ICSA.

Segundo ele, melhorias no ensino já vêm sendo feitas a partir da primeira edição do seminário e de outras atividades acadêmicas. “Já identificamos avanços importantes, principalmente em nossas pós-graduações, mas ainda precisamos aprofundar um caráter interdisciplinar e de diálogo entre grupos de pesquisa e extensão e nossas atividades de ensino de graduação e pós-graduação. Esta iniciativa possibilitará ampliar o potencial de produção acadêmica e técnica do instituto, portanto resultará em melhoria na qualidade da formação de nosso discentes da graduação e pós-graduação”, conta.

Programação – O evento contará com minicursos, palestras, mesas de debates, plenárias e apresentação de trabalhos, com palestrantes da UFPA e de outras instituições, como o professor Frederico Gonzaga Jayme Junior, da UFMG; a professora Maria do Carmo Duarte Freitas, da UFPR; o professor Mauricio Aguiar Serra, da Unicamp; e Maria Lucia Fattorelli, coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida. A programação completa pode ser conferida aqui.

Submissão de trabalhos – Aqueles que desejam inscrever seus trabalhos no seminário devem enviar seus resumos até o dia 20 de outubro para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Podem ser apresentados artigos e banners. Os artigos devem ser originais e vinculados a algum dos 20 grupos de trabalho disponíveis. Grupos de trabalho, edital e template de resumos podem ser visualizados aqui.

Inscrições – As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia do evento neste formulário. O seminário é aberto a todos os pesquisadores e às instituições que tenham interesse em compartilhar e divulgar sua produção acadêmica e técnico-científica. Será emitido certificado de 30 horas para os participantes.

Seminário Conexões ICSA

Data: 4 a 6 de outubro
Local: Auditório B do Instituto de Ciências da Educação (ICED)
Inscrições aqui