Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de alunos de Jornalismo da UFPA irá realizar a cobertura do Círio de Nazaré
Início do conteúdo da página

Projeto de alunos de Jornalismo da UFPA irá realizar a cobertura do Círio de Nazaré

  • Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2019, 21h34

Ver o Cirio instagram

Já pensou em acompanhar o Círio de Nazaré de uma maneira diferente, direto da tela do seu smartphone ou tablet? Pois é, a partir desta sexta-feira, 11, os alunos do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Faculdade de Comunicação da UFPA (Facom) vão realizar uma série de coberturas especiais das procissões do Círio/2019. O Projeto Ver-o-Círio tem a proposta de trazer um olhar diferenciado sobre o evento, ao mesmo tempo em que proporciona aos estudantes uma grande oportunidade de trabalhar com produções telejornalísticas. Para acompanhar o Ver-o-Círio no Instagram, acesse aqui.

O Ver-o-Círio foi criado em 2018 pela professora Jússia Carvalho Ventura, que supervisiona toda a produção de conteúdo. A iniciativa foi desenvolvida dentro da disciplina “Introdução ao Telejornalismo”, como uma forma de vivência dos graduandos com a confecção de material jornalístico para a TV e as mídias digitais.

“O objetivo do projeto é fazer os alunos vivenciarem na prática o conteúdo aprendido dentro da sala de aula. O Círio movimenta a cidade, o jornalismo e o dia a dia de boa parte dos paraenses, então por que não mexeria com a vida de estudantes de telejornalismo? É a partir do Ver-o-Círio que muitos conceitos são fixados, como a apuração jornalística, por exemplo”, afirma a docente.

Ver o Cirio equipe 1Ela relata que trabalhou por 10 anos fazendo coberturas da manifestação religiosa em redações e na rua, e, apesar de ser um trabalho cansativo, no final é muito recompensador. “Eu queria que meus alunos experimentassem isso, que pudessem viver essa experiência junto comigo. Queria que trouxéssemos o que as emissoras de televisão deixam passar: o amor e a história de dentro das procissões. Queria ver o Círio de dentro, não de cima, não dos estúdios, não de drones, não só de pontos da cidade”, explica Jússia Ventura.

A aluna Jamille Leão conta que é emocionante ter esse contato direto com a produção jornalística e isso reafirma seu desejo de trabalhar na área. “Cobrir o Círio está sendo, até agora, a experiência jornalística mais emocionante que já tive. Como pessoa e como futura profissional, é um marco na minha vida. Um sentimento que, sem dúvida, me dá a certeza de que estou seguindo no caminho certo”, expõe.

Coberturas - Serão feitas coberturas de diversos eventos neste final de semana, como o traslado para Ananindeua, a romaria rodoviária, o círio fluvial, motorromaria, trasladação e a grande procissão do Círio. A turma foi dividida em várias equipes, que cobrirão e acompanharão os diversos pontos pelos quais os eventos passam. Outros produtos audiovisuais já foram realizados e postados pelos estudantes no perfil do projeto, para dar uma amostra do que está por vir.

Para acompanhar o Ver-o-Círio, siga o perfil do projeto no instagram: @verociriobelem

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação do Projeto

registrado em:
Fim do conteúdo da página