Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário de História das Ciências na Amazônia promove a visibilidade de pesquisas realizadas no Pará
Início do conteúdo da página

Seminário de História das Ciências na Amazônia promove a visibilidade de pesquisas realizadas no Pará

  • Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2019, 19h09

Ciências na Amazônia

Estão abertas as inscrições para participantes e para ouvintes no 3º Seminário de História das Ciências na Amazônia. Os objetivos do evento são debater a relação histórica entre ciência, desenvolvimento, conservação ambiental e cidadania na Amazônia e celebrar o centenário da Faculdade de Medicina do Pará. A programação será realizada entre 11 e 13 de novembro, das 8h às 18h, no Instituto de Ciências da Saúde da UFPA e no Auditório Paulo Cavalcante, do Campus de Pesquisa do Museu Emílio Goeldi. As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, no site do evento, até o dia 31 de outubro.

O evento pretende dar visibilidade e incentivar as pesquisas realizadas no Pará sobre a institucionalização das ciências na Região Amazônica. “Queremos consolidar a disciplina História das Ciências nas instituições de ensino e pesquisa locais, criar instrumentos para o intercâmbio entre pesquisadores e instituições e contribuir para a localização e a preservação de acervos e fontes relacionados à Amazônia”, explica o professor Nelson Sanjad, coordenador geral do evento.

Para comemorar os 100 anos da Faculdade de Medicina do Pará (Famed/UFPA), a cerimônia e conferência de abertura, assim como a primeira mesa-redonda do seminário serão dedicadas à análise do processo de institucionalização do ensino médico no Brasil. “Algumas atividades ocorrerão no Salão Nobre da antiga Faculdade de Medicina do Pará (atual sede do ICS/UFPA). Queremos dar visibilidade a esse patrimônio e celebrar o centenário da faculdade”, afirma o professor Nelson Sanjad.

As discussões no evento serão realizadas por meio de conferências, mesas-redondas e comunicações coordenadas, em quatro eixos: saúde e medicina; pensamento social e etnociências; território e recursos naturais e desenvolvimento econômico. O seminário é voltado a pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação, organizações governamentais e não governamentais interessadas em ciência e em política científica e tecnológica, com foco na Amazônia.

O 3º Seminário de História das Ciências na Amazônia é uma realização da Universidade Federal do Pará, via Programa de Pós-Graduação em História, do Museu Paraense Emílio Goeldi e da Fundação Oswaldo Cruz, com apoio da Faculdade de Medicina da UFPA e da Sociedade Brasileira de História da Ciência.

Inscrições – As inscrições para ouvintes e para submissão de trabalho são grátis e podem ser feitas até o dia 31 de outubro, por meio do preenchimento do formulário on-line. É necessário preencher os dados completos, para o envio do certificado posteriormente.

Para quem vai submeter trabalho, é necessário enviar, no momento da inscrição, o título, o resumo e indicar em qual linha de pesquisa o trabalho se insere. Após a inscrição, a proposta será avaliada por uma comissão e o resultado será enviado por e-mail.

História das Ciências na Amazônia – Criado em 2010, o objetivo do grupo é dar visibilidade para as pesquisas históricas sobre a Amazônia; incentivar o desenvolvimento de novas investigações sobre a história das ciências na região (com suas múltiplas relações disciplinares, como antropologia, geografia, botânica, zoologia, geologia etc.); institucionalizar a disciplina História das Ciências nas instituições de ensino e pesquisa regionais; criar instrumentos para o intercâmbio entre pesquisadores e instituições que trabalham com o tema e contribuir para a localização e a preservação de acervos e fontes históricas relacionados ao tema.

Serviço:

3º Seminário de História das Ciências na Amazônia

Data: de 11 a 13 de novembro
Hora: das 8h à 18h (os horários podem mudar conforme o dia do evento)
Local: Dia 11/11, pela manhã: Salão Nobre do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA. Av. Generalíssimo Deodoro, 01 – Umarizal, Belém. Dia 11/11, pela tarde e demais dias: Auditório Paulo Cavalcante - Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi. Av. Perimetral, 1901 - Terra Firme, Belém
Mais informações no site do evento.

Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página