Página inicial > Ultimas Notícias > Aberto o período para submissão de trabalhos no II Encontro Cultural Latino-Americano

• Publicado: Segunda, 14 de Outubro de 2019, 15h54

II ECLA Abaetetuba

O II Encontro Cultural Latino-Americano José Martí (II ECLA-JM), que será realizado no Campus de Abaetetuba da UFPA, está com o período aberto para submissões de trabalhos até o dia 2 de novembro. Com o tema “O espanhol em Abaetetuba: ponte para a integração da América Latina”, o evento objetiva promover o encontro dos estudantes da Língua Espanhola de diversos campi, a fim de que alunos e pesquisadores exponham seus trabalhos e discutam temáticas sobre literatura, língua e didática do espanhol como uma forma de fortalecer o processo de formação desses futuros profissionais. O encontro será realizado nos dias 3 e 4 de dezembro.

A proposta de reunir discentes dos vários campi da UFPA tem um viés acadêmico e sociocultural: acadêmico, pois proporciona uma oportunidade para que os estudantes de espanhol apresentem os resultados de suas pesquisas e investigações pessoais em um evento científico, e sociocultural, porque cria um espaço em que todos os participantes pensam em conjunto a realidade da América Latina, por meio de seus trabalhos.

De acordo com o professor Marco Chandía Araya, é fundamental dar visibilidade aos cursos de Língua Espanhola que existem na UFPA, principalmente no momento atual, quando há uma política de exclusão do ensino obrigatório do idioma em escolas públicas brasileiras.

“Frente a essa demanda de revalorização do espanhol, este encontro surge como uma legítima estratégia que permite compartilhar pontos de vista que fortaleçam o estudo desse idioma, pois hoje é inevitável o contato entre o mundo hispanofalante e o Brasil. Nós, como docentes-estudantes latino-americanos do Brasil, não podemos estar alheios a esse processo histórico e social”, conclui.

Submissões e formatos - Os trabalhos devem ser submetidos até o dia 2 de novembro e serão apresentados nas formas de comunicação oral ou oficinas. As cartas de aceite serão enviadas até o dia 6 de novembro. Serão aceitos cinco trabalhos em cada uma das quatro sessões temáticas de comunicação oral: Literatura, Ensino-Aprendizagem, Prática da Língua Espanhola e Sociolinguística. Cada participante poderá enviar até dois trabalhos.

Os resumos devem ser enviados individualmente para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o assunto da mensagem, informando a modalidade de comunicação oral e a sessão temática. Já para as oficinas, é necessário desenvolver atividades teóricas e práticas para um número limitado de participantes. Serão selecionadas apenas quatro oficinas.

Inscrições - As inscrições vão até o dia 20 de novembro e podem ser feitas por meio de formulário on-line ou pessoalmente, com os alunos de espanhol de Abaetetuba O pagamento deve ser realizado até a mesma data. Os valores são de R$5,00 para ouvintes e R$10,00 para quem vai apresentar trabalhos.

II Encontro Cultural Latino-Americano José Martí

Data-limite para submissões: 2 de novembro
Inscrições: até o dia 20 de novembro. Valores de R$5,00 a R$10,00. Realizadas via formulário on-line ou pessoalmente, com os alunos de espanhol de Abaetetuba.
Data do evento: 3 e 4 de dezembro
Local: Campus Universitário de Abaetetuba
Mais informações podem ser vistas no edital

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA