Página inicial > Ultimas Notícias > VI Colóquio Franco Brasileiro debate os desafios sociopolíticos da gestão da água e governança territorial

• Publicado: Terça, 15 de Outubro de 2019, 18h19

Banner Franco Brasileiro

Nos dias 29 a 31 de outubro de 2019, o Núcleo de Meio Ambiente, da Universidade Federal do Pará, irá receber o VI Colóquio Franco Brasileiro. A iniciativa pretende compartilhar e discutir os resultados de experiência vivenciada durante as atividades do Projeto de pesquisa "Desafios sociopolíticos da gestão da água e governança territorial", iniciado em abril de 2017, sob a perspectiva socioterritorial e política da água. O projeto foi construído de eixos organizadores de sociossistemas que envolvem ilhas, margens, fluxos interrompidos e lagos artificiais.

Considerando uma abordagem sociopolítica, os resultados da experiência mostram que os territórios pesquisados têm dinâmicas marcadas por eventos resultantes de uma vontade política relacionada à questão da água e por uma mobilização dos atores locais, o que leva cada território à  adoção de uma nova visão do seu futuro pela perspectiva desses mesmos atores, à implementação de novas estratégias sobre o ordenamento e ao desenvolvimento de seus territórios.

Neste sentido, a Amazônia da água em suas múltiplas presenças - rio, igarapés, lagos, estuário, mar - se impõe como um ator maior que excede as zonas urbanizadas e não urbanizadas, contribuindo para a construção do laço entre mundos urbanos diferenciados que se conectam.

Com essa perpersctiva, pesquisadores brasileiros e franceses, interessados na articulação da ação pública com o território e o ambiente, reúnem-se com o público acadêmico e não acadêmico, para contribuir com a cooperação internacional que vem sendo realizada há mais de uma década. Essa articulação visa à formação interdisciplinar, à produção e à divulgação de conhecimentos com foco principal na Amazônia.

O VI Colóquio Franco Brasileiro tem o apoio  do PAEP/Capes e do PAEV/UFPA e é uma realização da Universidade Federal do Pará, por meio do Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, em cooperação com a Universidade Paris 13 (Sorbonne – Paris – Cité). A iniciativa conta, ainda, com o apoio do Núcleo Ação Pública, Território e Ambiente (ACTA) e do Grupo de Pesquisa Gestão de Territórios na Amazônia (Gestam). Inscrições podem ser feitas no dia e no local do evento.

VI Colóquio Franco Brasileiro “Desafios sociopolíticos da gestão da água e governança territorial”.

Data: 29 a 31 de outubro de 2019
Local: Núcleo de Meio Ambiente (NUMA/UFPA)
Programação completa aqui.
Informaçõesna página do NUMA