Página inicial > Ultimas Notícias > Campus de Bragança recebe a XXXIV Reunião do Fórum dos Coordenadores dos Campi da UFPA

• Publicado: Terça, 15 de Outubro de 2019, 18h48

BRAGANÇA FOTO ALEXANDRE MORAES 6

Nos próximos dias 17 a 19 de outubro, o Campus de Bragança irá receber a XXXIV Reunião do Fórum dos Coordenadores dos Campi da UFPA. O evento, que acontece duas vezes ao ano, reúne os coordenadores e os representantes de todos os campi da UFPA, além de representantes da gestão superior para debaterem assuntos de maior interesse da comunidade universitária e as ações multicampi.

Para a reunião, estarão presentes representantes dos 11 campi da UFPA: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinas, Soure e Tucuruí. “Nosso fórum irá discutir os avanços sociais, políticos, culturais e acadêmicos na formação de profissionais na Amazônia, via ações de pesquisa, ensino e extensão, a partir da atuação das 11 Unidades Regionais da UFPA, no contexto de uma universidade pública, gratuita e com grande qualidade social”, afirma o professor Doriedson Rodrigues, coordenador do Campus de Cametá e presidente do fórum.

Segundo ele, o fórum também proporciona um espaço para debater a necessidade de novas formas de atuação dessas unidades, considerando as demandas surgidas nos contextos sócio-
-históricos vivenciados por cada uma delas.

FÓRUM DE COORDENADORES EM TUCURUÍ FOTO ALEXANDRED DE MORAES 4Programação – O evento contará com sete painéis, que discutirão alterações no regimento da Instituição, o desempenho de alunos no Enade, as políticas de inclusão da UFPA, o fortalecimento das pós-graduações, a integração multicampi, entre outros temas de interesse da comunidade universitária.

Além deles, também será realizada uma mesa interinstitucional com a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, e do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Carlos Maneschy. A mesa tem como tema “Universidade, Estado e Políticas de Formação, Pesquisa e Ensino na Amazônia”. Também será realizada a mesa “O PARFOR na Universidade Federal do Pará – ações formativas na Amazônia paraense”.

A programação completa pode ser vista aqui.

Universidade Multicampi – A UFPA possui 11 campi no interior do Estado do Pará, com intenso impacto social, político, econômico e acadêmico em diferentes regiões. Os campi contemplam mais de um terço dos discentes da UFPA, possuem aproximadamente 1000 ações de pesquisa, ensino e extensão e atuam também na pós-graduação, com mestrados e doutorados presentes neles.

XXXVI Reunião do Fórum dos Coordenadores e Coordenadoras dos Campi da UFPA

Data: 17 a 19 de outubro