Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Xirê da Leitura destaca poesia de mulheres negras em sarau
Início do conteúdo da página

Projeto Xirê da Leitura destaca poesia de mulheres negras em sarau

  • Publicado: Quarta, 16 de Outubro de 2019, 14h00

Projeto Xirê2

O Projeto de extensão da UFPA “Xirê da Leitura: Mulheres Negras Grafando Memórias em Letras de Poesia”, contemplado pelo Edital Pibex/Proex/UFPA - 2019, realizará o 4º Xirê Literário no dia 18 de outubro, das 19h às 21h, na Livraria Ifá – Casa do Saber. Durante o evento, serão apresentados os livros A Fúria da Beleza, de Elisa Lucinda (Brasil), e Entre o Ser e o Amar, de Odete Semedo (Guiné-Bissau). Os poemas serão declamados pela graduada em Comunicação Social – Jornalismo, cineasta e atriz Joyce Cursino e pela cientista social Hanavalona Fayola.

O Projeto Xirê de Leitura objetiva compartilhar poesias escritas por mulheres negras, brasileiras e estrangeiras, fomentando, assim, um espaço de fala e escuta com protagonismo artístico negro. Para isso, são realizados Saraus Literários mensalmente, durante os quais são lidas autoras como Cidinha da Silva, Roberta Tavares, May Ayim, Odete Semedo, Elisa Lucinda, Angèle Bassolé Ouédraogo, Noémia de Sousa, Tatiana Nascimento, Cristiane Sobral, luZgomeS, entre outras.

O programa adota os princípios do Xirê, segundo os quais as palavras se movimentam em círculo, com toda a sua sonoridade. “É inconcebível anular os efeitos nefastos do racismo e do sexismo ditando o que é arte e, acima de tudo, colonizando o nosso olhar e escrita, a ponto de elegermos e reconhecermos ‘intencionalmente’ os corpos brancos como produtores ‘legítimos de arte’”, explica a coordenadora do projeto, a professora doutora Luzia Gomes, docente do curso de Museologia (FAV/ICA/UFPA).

Serviço:

Data: 18 de outubro de 2019

Local: Livraria Ifá — A Casa do Saber, localizada no bairro Marco, na rua Barão de Triunfo nº 3174, entre Almirante Barroso e 25 de Setembro.

Hora: das 19h até as 21h

Não é necessária a inscrição prévia.

Texto e arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página