Página inicial > Ultimas Notícias > Campus Castanhal ofertará oficina durante a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

• Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2019, 13h51

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Castanhal

O Campus Castanhal da Universidade Federal do Pará vai promover, nesta quarta-feira, 23 de outubro, a oficina “ViVendo: Ciências na Perspectiva do Ensino por Investigação”. O evento faz parte da programação da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Para participar, os interessados podem fazer a inscrição gratuitamente no dia do evento, das 8 às 9 horas. Serão emitidos certificados de participação de 8 horas aos presentes.

A oficina objetiva apresentar os limites e as possibilidades de os professores utilizarem a metodologia do Ensino por Investigação no dia a dia da escola e discutir o assunto com os participantes , independentemente de qual disciplina ou conteúdo será trabalhado com os alunos, pois, muitas vezes, os docentes e os alunos conhecem esse método de modo superficial, sem ter muito domínio dele.

Desta forma, serão apresentados, inicialmente, os referenciais teóricos que fundamentam a metodologia. Em seguida, serão realizadas atividades práticas, nas quais os participantes serão estimulados a resolver um problema real, em que, para chegar aos resultados, será necessário realizar um experimento investigativo.

“O Ensino por Investigação é uma tendência atual em várias áreas do conhecimento e, como estamos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, julgamos ser relevante trazer essa discussão em nível teórico e prático para os participantes da oficina”, argumenta o professor João Malheiro, integrante da organização do evento.

De acordo com o docente, essa metodologia é um dos fundamentos que movem o Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão “FormAÇÃO de Professores de Ciências” e o Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam Diniz”, do Campus da UFPA em Castanhal, que se utilizam dessa estratégia para discutir com professores da Educação Básica e alunos da pós-graduação meios de tornar o ensino mais atrativo para os alunos. O Clube de Ciências, por exemplo, funciona como um laboratório de pesquisa, no qual todas as discussões teóricas encontram espaço para serem efetivadas na prática com estudantes da Educação Básica.

Programação - A programação do evento será realizada nos turnos da manhã e da tarde, com início às 8 horas, com palestra dos professores João Malheiro e Carlos Rocha. Já pela tarde, haverá a oficina “ViVendo: Ciências na Perspectiva do Ensino por Investigação”, que será facilitada pelas professoras Ediele Coelho e Willa Almeida.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - É uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em parceria com secretarias da área nos Estados e nos municípios, além de universidades, escolas e instituições de ensino e pesquisa. É uma semana dedicada à divulgação de projetos e ações que tenham como fundamento básico a Educação Científica e seu viés tecnológico, ou seja, um período dedicado a apresentar à sociedade os resultados de pesquisas e as ações que são desenvolvidas nessas áreas.

Oficina “ViVendo: Ciências na Perspectiva do Ensino por Investigação”

Data: 23 de outubro
Horário: 8h às 18h
Local: Auditório do GETI, no Campus da UFPA em Castanhal (Av. dos Universitários, s/n, bairro Jaderlândia)
Inscrições gratuitas disponíveis no início do evento, até 9h.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA