Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Meu Endereço acolhe demandas comunitárias dos moradores do Guamá
Início do conteúdo da página

Projeto Meu Endereço acolhe demandas comunitárias dos moradores do Guamá

  • Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2019, 16h18

Renato orienta jovem morador do bairro do Guamá

A Universidade Federal do Pará e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) realizam a primeira Quinta da Cidadania do Projeto Meu Endereço: lugar de paz e segurança social, no próximo dia 24 de outubro, quinta-feira, das 8 às 11h30, na sede do ParaPaz UFPA, localizado na Avenida Tucunduba, nº 1, no bairro Guamá, em Belém. O Projeto Meu Endereço integra o esforço do governo do Estado do Pará e de mais 27 secretarias para a redução da vulnerabilidade social e o enfrentamento das dinâmicas da violência, por meio do Programa TerPaz, nos territórios do Icuí-Guajará, em Ananindeua; bairro Nova União, em Marituba; Cabanagem, Terra Firme e Guamá, em Belém. No dia 23 de novembro, o Projeto Meu Endereço será apresentado aos moradores do bairro Jurunas.

O Projeto Meu endereço: lugar de paz e segurança social integra o Programa TerPaz do governo do Estado do Pará e tem o objetivo de disponibilizar a assistência técnica em regularização e prevenção de conflitos socioambientais para os moradores do bairro Guamá, além de recolher as demandas locais e articular ações de segurança pública e de cidadania nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, esporte, lazer, entre outras políticas públicas, nos territórios de pacificação.

Vista de moradias em cima de canal com bandeira do Brasil ao fundoOrientação - Durante a apresentação do Projeto Meu Endereço para os moradores do Guamá, no último dia 19 de outubro, as equipes interdisciplinares orientaram aproximadamente 30 famílias e solicitaram o comparecimento na Quinta da Cidadania para o acolhimento das suas demandas, assim como orientaram as famílias para levar as cópias dos RG, CPF, comprovante ou declaração de endereço e os documentos de posse, entre outros, informou Renato Neves, vice-coordenador do projeto e engenheiro pesquisador do Instituto de Tecnologia da UFPA.

O pesquisador detalhou que, após o recolhimento das demandas da comunidade, haverá uma sistematização das informações e as equipes interdisciplinares do Projeto Meu Endereço desenvolverão estudos de reconhecimento das moradias, farão os levantamentos das medidas corretas de cada lote, das casas e identificarão se as construções apresentam riscos estruturantes e de insalubridade. Serão disponibilizados, gratuitamente, para   a comunidade o Kit Meu endereço, composto de uma planta de localização do imóvel, planta de limite de lote, laudo de condições socioambientais da moradia e um laudo de avaliação do imóvel.

De posse dessa documentação, cada beneficiário do projeto receberá uma guia de encaminhamento direcionando o morador para as estruturas do governo do Estado do Pará, que tem a responsabilidade de solucionar a demanda, combatendo as desigualdades e a segregação social no bairro, tornando o espaço público mais humanizado, inclusivo e cidadão, além de aprimorar a qualidade de vida na comunidade.

Fotografia e tecnologia como instrumento de intercâmbio e socialização na comunidadeOlhar - Durante a apresentação do Projeto Meu Endereço no Guamá, foi realizada, também, uma exposição fotográfica mostrando a importância da imagem como um instrumento que permite  refletir sobre as múltiplas formas de construção das moradias existentes no bairro, dar visibilidade sobre a falta de investimento na área de saneamento básico e abordar as inúmeras desconformidades urbanas que estão expostas à comunidade do território. Ocorreu, ainda, uma integração musical com a participação de jovens e crianças que conheceram a sonoridade de vários instrumentos e as experiências de tocar o atabaque, um instrumento musical de percussão africano.

Estágio – Durante o acolhimento das demandas comunitárias no bairro Guamá, haverá, ainda, a inscrição dos moradores interessados em participar do curso de supervisor e de agente de cadastramento do projeto, que atuarão na comunidade para coletar as informações sobre o lote de cada morador. Esses moradores inscritos serão selecionados pelo Projeto Meu Endereço, passarão por entrevistas, treinamento e terão direito a uma bolsa de estudo para realizar o trabalho.

Engenheiro Sanitarista Daniel orienta estagiários

Além dessas oportunidades de inclusão e de intercâmbio de conhecimento, no dia 23 de outubro, quarta-feira, das 14 às 17 horas, as lideranças comunitárias e os moradores do bairro Terra Firme podem se inscrever no curso livre sobre Direito à Cidade e Regularização Fundiária, na sede da UIPP-Terra Firme, localizada na Avenida Celso Malcher.  Esses cursos debaterão processos de urbanização, diferentes formas de verificar a ocupação e evolução habitacional dos territórios. Serão debatidos, ainda, como o Programa TerPaz e o Projeto Meu Endereço dialogam com a temática da urbanização e qual o papel das lideranças na construção da paz social nos territórios. Os conteúdos dos dois cursos serão ministrados no dia 16 e dia 30 de novembro, das 8 às 12 horas, na sede da UIPP-Terra Firme. Haverá entrega de certificado para os participantes.

Intercâmbio - Renato informa, ainda, que, nos dias 23, 24 e 25 de outubro, na Estação das Docas, ocorrerá a 10ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fecti), realizada pela Sectet. A feira será aberta ao público no dia 23, a partir das 9 horas. O evento tem o objetivo de promover ações educativas, científicas e culturais que despertem a curiosidade científica, contribuindo para a formação educacional de crianças e jovens no Estado do Pará. “Promover o intercâmbio de conhecimentos para crianças, jovens e adultos sobre as inovações tecnológicas numa sociedade globalizada e debater os desafios colocados pela ausência de um desenvolvimento urbano planejado e sustentável, em especial nos bairros periféricos, são maneiras de promover a conscientização e a inclusão da sociedade na construção de soluções que democratizem o acesso à terra, a cidade regularizada e combatam as desigualdades sociais”, finaliza o pesquisador.

Texto: Kid Reis - Ascom - CRF/UFPA
Fotos: Kid Reis e Myrian Cardoso

registrado em:
Fim do conteúdo da página