Página inicial > Ultimas Notícias > Semana Nacional de Ciência e Tecnologia conta com ações da UFPA em diversos municípios do Pará

• Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 18h18

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2019) está ocorrendo em todo o país no período de 21 a 27 de outubro de 2019, integrando o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, promovido pelo governo federal. Como parte da programação, a Universidade Federal do Pará (UFPA) está realizando diversas ações de popularização da ciência por meio do Projeto "Explorando o tema da Bioeconomia: conhecimento prudente para uma vida decente", aprovado na Chamada CNPq MCTIC n. 09/2019.

O projeto conta com a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA). Na UFPA, a programação está sendo realizada por meio da integração de equipes de trabalho formadas por professores e alunos de diferentes unidades, a saber: o Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2), o Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) e o Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN).

Destaques da programação - Após iniciar a SNCT 2019 com ações em Ananindeua, Belém e Castanhal, a UFPA segue, no dia 24 de outubro (quinta-feira), com as atividades de Matemática e Bioeconomia na Escola Estadual Paulo Maranhão e, também, no campus da UFPA no bairro  Guamá, em que haverá a palestra "História da Ciência na Amazônia: Interseções com a Formação de Professores e a Bioeconomia", das 9h às 12h, no IEMCI.

Já no dia 25 de outubro (sexta-feira), terá exibição e discussão de filme na Escola Estadual Júlia Passarinho, em Cametá.

Em Irituia, a UFPA promove a Oficina "Experimentando Ciência: a neurociência corre para a escola", nos dias 25 e 26 de outubro na Escola Estadual Maria da Conceição Malheiros e, no dia 26, também na Escola Municipal Padre Marino Ponte.

Integra a programação, ainda, a Mostra VerCiência, que exibe produções audiovisuais sobre ciência, especialmente, sobre Bioeconomia. Entre os vídeos, estão produções integrantes do acervo do Projeto VerCiência – Mostra Internacional de Ciência na TV e outras produções selecionadas pela curadoria de professores da UFPA sobre o tema. Para a ocasião, será realizada a Mostra de vídeos "Bioeconomia é o Assunto do Cine Clube do CCIUFPA", dia 26 de outubro, no campus da UFPA em Belém, voltada para estudantes de ensino Fundamental e Médio.

veja a programação completa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aqui.

Sobre a SNCT 2019  -  A SNCT é uma iniciativa capitaneada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da Coordenação-Geral de Popularização da Ciência (CGPC). Criada em 2004, possui o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia do público por meio de linguagem acessível e atividades criativas que motivem a população a participar e se aprofundar nos debates sobre ciência. Para isso, a SNCT envolve a participação de diversas instituições, como universidades, centros de ciência, museus, escolas e outras instituições.

Este ano, a programação da Semana chega à sua 16ª edição tendo como tema central "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para Desenvolvimento Sustentável". A bioeconomia pode ser definida como uma proposta de diálogo entre as necessidades econômicas e de preservação e sustentabilidade dos recursos naturais. Por meio da bioeconomia, os setores da agricultura, da indústria e de serviços podem melhor se integrar, possibilitando um desenvolvimento mais sustentável para o país.

Envolver públicos escolares e universitários, especialmente do contexto amazônico, em ações educativas que promovam maior conhecimento sobre a bioeconomia, significa inserir esses cidadãos em um importante debate, tornando-os multiplicadores de uma perspectiva que pode trazer soluções inovadoras para as problemáticas de nossa sociedade. O projeto da UFPA aborda a bioeconomia em sua relação com diferentes áreas de conhecimento, como Ensino, Matemática, Neurociências, Comunicação, entre outras.

Texto e arte: Divulgação