Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe visita da vice-cônsul de Portugal em Belém e trata sobre novas possibilidades de colaboração

• Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 18h27

08.10.2019 Visita da Vice Cônsul de Portugal Foto Alexandre de Moraes site 4

No início do mês de outubro, a Universidade Federal do Pará recebeu a visita da vice-cônsul de Portugal em Belém, Maria Fernanda Granja Gonçalves Pinheiro. Recém-empossada na atual função diplomática, a representante do governo português visitou a Universidade para ter conhecimento acerca das parcerias que têm sido realizadas entre a UFPA e instituições portuguesas, e tratar sobre novas possibilidades de colaboração.

Acompanhada pela assessora da Prefeitura de São Caetano de Odivelas, Márcia Vieira, a representante do Consulado Português foi recebida na UFPA pelo reitor da Universidade, Emmanuel Tourinho; pelo vice-reitor, Gilmar Silva; pelo secretário-geral da Reitoria, Marcelo Galvão; e pela diretora de Mobilidade Acadêmica Internacionais da Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFPA, professora Maria Cristina Esposito.

08.10.2019 Visita da Vice Cônsul de Portugal Foto Alexandre de Moraes site 3O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, agradeceu a visita de cortesia e assinalou as diversas iniciativas de cooperação entre a Instituição e o Vice-Consulado Português no Pará. “Várias atividades têm sido programadas pela UFPA na área de estudo e difusão da língua e da cultura portuguesas. Em todos os casos, temos contado com o apoio do Vice-Consulado de Portugal. A criação da Cátedra João Lúcio de Azevedo, do Camões, I.P. e UFPA colocou essa parceria em um novo patamar e temos a certeza de que os resultados serão ainda mais expressivos e positivos para todos”.

Um dos objetivos do Vice-Consulado de Portugal em Belém é a promoção e o desenvolvimento das relações comerciais, econômicas, culturais e científicas entre pessoas e instituições brasileiras e portuguesas. Neste contexto, a UFPA, que atualmente já mantém acordos com diversas instituições portuguesas, mostra-se como uma instituição com grande potencial para a realização de novas cooperações em prol do desenvolvimento científico dos dois países e de suas instituições .

“Há muitos pedidos de visto, no Consulado, de estudantes brasileiros que pretendem fazer pós-graduação, mestrado e doutorado em universidades portuguesas. E eu acredito, que, hoje em dia, muitas universidades e institutos portugueses conseguem sobreviver justamente  por receberem muitos estudantes estrangeiros”, pontuou a vice-cônsul, Maria Fernanda Granja Gonçalves Pinheiro.

08.10.2019 Visita da Vice Cônsul de Portugal Foto Alexandre de Moraes site 1São Caetano de Odivelas – Em virtude da parceria realizada entre o município paraense e a cidade portuguesa de Odivelas, São Caetano de Odivelas recebeu uma doação de cinco mil livros enviados de Portugal. A ação contou com o apoio do Vice-Consulado de Portugal em Belém para o transporte das obras. Agora, ficará sob responsabilidade da Prefeitura do município paraense, com o apoio da UFPA, proporcionar uma estrutura capaz de acomodar e disponibilizar à população local o acesso ao acervo recebido.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes