Página inicial > Ultimas Notícias > Programa Conexões de Saberes realiza seminário e lança documentário

Programa Conexões de Saberes realiza seminário e lança documentário

• Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 18h27

Contação de Leituras NAEA

Será realizado, nos dias 29 e 30 de outubro, o “IV Seminário Circuito de Leitura, Contação e Medição de Leitura pelas Ruas, Rios e Quilombos da Amazônia Paraense: caminhos para uma formação emancipadora”. O evento, organizado pelo Programa “Conexões de Saberes: diálogo entre a universidade e as comunidades populares”, em parceria com o Projeto “Alfabetização, Letramentos e Docência na Amazônia”, da Universidade Federal do Pará (UFPA), visa proporcionar uma reflexão sobre a importância da leitura em diversos contextos sociais.

Segundo o professor Jesus Costa, coordenador do evento, o seminário é extremamente relevante para todos aquele que trabalham com educação. “Neste seminário, apresentaremos trajetórias de projetos desenvolvidos em diferentes contextos da Amazônia paraense e que valorizam a tríade: oralidade, leitura e escrita, assim como, por meio de conferências, palestras, mesas-redondas e oficinas, refletiremos teorias e práticas da leitura em diferentes contextos”.

O evento contará com uma programação diversa, que inclui conferências, mesas e grupos de trabalho, além de oficinas sobre contação de histórias, literatura, confecção de bonecas, entre outros. Além disso, de acordo com a professora Isabel França, coordenadora do evento, também serão apresentadas construções de conhecimentos de sociedades tradicionais em articulações com a Universidade.

Documentário – O Programa Conexões de Saberes também lançou o documentário "Trajetórias Escolares de Jovens Quilombolas", que apresenta a narrativa da trajetória escolar de jovens da comunidade remanescente dos Quilombos de Santa Quitéria e Itancoãzinho, no Baixo Acará, até à Universidade. O curta está disponível no YouTube e pode ser visto aqui.

A obra foi produzida por bolsistas do programa, em parceria com o cineasta Márcio Nagano, a Associação dos Moradores e Agricultores remanescentes de Quilombos das comunidades de Santa Quiteria e Itacoãzinho (Amarquisi) e com os editais Navega Saberes e Eixo Transversal, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA.

Data: 29 e 30 de outubro
Local: Auditório do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), Campus Profissional da UFPA
Programação completa e mais informações aqui.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA