Página inicial > Ultimas Notícias > Universidade promove o 1º Ciclo de Mapeamento e Melhoria de Processos Organizacionais

• Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 17h31

BANNER 1º CICLO

Está definido o cronograma do 1º Ciclo de Mapeamento e Melhoria dos Processos Organizacionais Prioritários da UFPA. Neste 1º ciclo, serão mapeados, analisados e melhorados, sob coordenação da Diretoria de Gestão Estratégica da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), um total de 10 processos organizacionais da UFPA, sendo um processo de cada uma das unidades responsáveis por Objetivos Estratégicos do PDI 2016-2025 da UFPA: Proeg, Propesp, Proex, Prointer, Proad, Progep, Proplan, CTIC, Ascom e Prefeitura Multicampi.

O 1º Ciclo de Mapeamento e Melhoria dos Processos Organizacionais Prioritários da UFPA visa promover maior padronização, organização, redução de ineficiências e melhoria dos resultados gerados pelos principais processos organizacionais, contribuindo para o alcance da missão e dos objetivos estratégicos da instituição. “Este 1º Ciclo representa um relevante esforço institucional, com envolvimento de servidores de diversas unidades da UFPA, visando impulsionar a eficiência de atividades executadas na organização, e consequentemente, contribuindo para o alcance da missão e dos objetivos estratégicos da Instituição”, Thiago Gonçalves, coordenador de Gestão de Processos.

Reunião Cronograma 1º CicloA expectativa estabelecida no cronograma aprovado é a de que este 1º ciclo seja finalizado no início de 2020 com conclusão do mapeamento e melhoria dos processos trabalhados, entrega do relatório final e lançamento do Repositório de Processos Organizacionais da UFPA, em que ficará hospedado e disponibilizado o registro de como devem ocorrer por padrão os processos organizacionais mapeados.

Para a definição do cronogramas, estiveram presentes os servidores designados como “Analistas de Processos”, que serão responsáveis por mapear, analisar e melhorar alguns dos processos organizacionais que são executadas do dia a dia da Instituição, tais como Progressão Docente, Elaboração de Proposta Orçamentária e Gestão de Contratos de Manutenção da Infraestrutura.

CAPACITAÇÕES 1Capacitações – Uma das principais ações que constituíram este 1º Ciclo de Mapeamento e Melhoria de Processos Organizacionais foi a oferta dos cursos presenciais e a distância de “Introdução à Gestão de Processos Organizacionais” e “Mapeamento e Melhoria de Processos Organizacionais”, construídos no modelo de Trilhas de Aprendizagem, através de parceria entre a Proplan, o Capacit/Progep e o Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional (GestCom).

Os servidores designados como Analistas de Processo realizaram os cursos desta Trilha de Aprendizagem, desenvolvendo durante os cursos os Fluxogramas e Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) dos processos organizacionais que compõem este 1º Ciclo.

Gestão de Processos Organizacionais – A UFPA estabelece no seu Plano de Desenvolvimento Institucional/2016-2025 o objetivo estratégico de “Melhorar e fortalecer a governança dos processos internos”, registrando o alinhamento do planejamento estratégico da Instituição à Gestão de Processos Organizacionais, medido por meio do indicador de desempenho de processos críticos redesenhados”, com metas para os anos de 2020 e 2025 de 38% e 100%, respectivamente.

Os Processos Organizacionais abrangem as atividades do dia a dia da Instituição, como emissão de diplomas, progressão docente, contratação de professor, emissão de diárias e passagens etc. Neste sentido, a metodologia de Gestão de Processos Organizacionais promove a análise de cada um desses processos, especialmente aqueles mais ligados à missão e aos objetivos estratégicos da organização, de forma que haja uma melhoria contínua na forma como eles são executados.

Para mais informações sobre o tema, acesse o Manual de Gestão de Processos da UFPA. Acesse o Manual de Gestão disponível no site da Proplan.

Texto e fotos: Divulgação Proplan