Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Ciência na Ilha recebe inscrições de trabalhos para edição 2019

Projeto Ciência na Ilha recebe inscrições de trabalhos para edição 2019

• Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2019, 17h21

Ciência na Ilha 3

Está aberto o período de inscrições de atividades para compor a programação do Ciência na Ilha/2019. O projeto receberá propostas de interessados em realizar exposições e trabalhos de Iniciação Científica no evento. Esta edição acontecerá na Escola Estadual Marta da Conceição, localizada na ilha de Cotijuba, no dia 6 de dezembro. As inscrições vão até o dia 17 de novembro, por meio do preenchimento do formulário on-line.

O objetivo da iniciativa é promover o intercâmbio de saberes entre pesquisadores da Universidade e membros das comunidades ribeirinhas do entorno de Belém. “Os pesquisadores da UFPA e de outras instituições costumam coletar dados sobre diferentes aspectos naturais e sociais dessas comunidades, mas nem sempre podem fazer com que os resultados das pesquisas sejam apresentados para as pessoas que moram nesses locais e, muita vezes, são sujeitos dessas pesquisas”, explica o professor Jesus Brabo, um dos coordenadores do evento.

Ciência na Ilha 2Anualmente, exposições e oficinas de divulgação científica e trabalhos de iniciação científica infantojuvenil são previamente selecionados para serem apresentados durante o evento. “O Ciência na Ilha é uma ação de divulgação científica que pretende pôr em evidência e permitir o contato com a cultura científica. Apesar de ser uma ação relativamente pequena diante das dimensões da Amazônia, procura fazer esse papel de indutor”, afirma o professor Jesus Brabo.

A programação é voltada para pesquisadores e estudantes de graduação, que podem fazer exposições de divulgação científica, e professores e estudantes da Educação Básica, que podem inscrever e expor trabalhos de iniciação científica infantojuvenil como atividade para compor a programação. O evento é aberto para qualquer pessoa que queira prestigiar as exposições.

Este ano, o Ciência na Ilha acontecerá apenas em um dia e fará parte da programação do Encontro Nacional de Clubes de Ciências/2019, que acontecerá de 3 a 5 de dezembro, no Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI/UFPA).

Ciência na Ilha 1Como Participar – As inscrições podem ser feitas gratuitamente aqui. Este ano, serão aceitas inscrições apenas de exposições temáticas de divulgação científica ou trabalhos de iniciação científica infantojuvenil. Pesquisadores e estudantes de ensino superior podem submeter propostas que deverão versar sobre temas cientificamente relevantes para a comunidade ribeirinha. A comissão organizadora avaliará a relevância, a adequação à faixa etária e a viabilidade de execução das propostas que irão compor a programação do evento.

Estudantes da Educação Básica, supervisionados por um professor, vinculados a uma escola, universidade ou ONG também podem se inscrever e apresentar seus trabalhos de iniciação científica infantojuvenil. São aceitos trabalhos de pesquisa (tipo feira de ciências) que possam ser apresentados em forma de pôsteres e/ou aparatos como maquetes, engenhocas, artefatos etc.

Até o dia 22 de novembro de 2019, a comissão organizadora do evento enviará uma carta de aceite para os e-mails dos candidatos que tiveram suas propostas selecionadas. Os ministrantes de oficinas e apresentadores de exposições temáticas ou trabalhos de iniciação cientifica receberão posteriormente os certificados de apresentação das respectivas atividades propostas e realizadas.

Ciência na Ilha 4Ciência na Ilha - O evento é uma iniciativa do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI/UFPA), apoiada pelo CNPq, pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e por instituições em que o evento é realizado anualmente. O projeto é uma atividade da coordenação do Clube de Ciências da UFPA, o qual teve origem com a constatação da necessidade de divulgar as pesquisas feitas sobre as comunidades ribeirinhas, nas próprias comunidades ribeirinhas.

Ciência na Ilha 2019

Local: Escola Estadual Marta da Conceição, localizada na ilha de Cotijuba.

Data: 6 de dezembro de 2019

Hora: das 10h às 12h e das 15h às 17h

Link para inscrição

Mais informações no site do evento.

Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Arquivo do Projeto