Página inicial > Ultimas Notícias > Semana de Geociências debate multidisciplinaridade e relevância profissional

Semana de Geociências debate multidisciplinaridade e relevância profissional

• Publicado: Sexta, 01 de Novembro de 2019, 18h18

29.10.2019 Abertura da Semana de Geociência Lucas Brito SITE 1

Realizada de 29 de outubro a 1º de novembro, a Semana de Geociências da UFPA foi criada com o objetivo de levar à sociedade o conhecimento de atuação dos profissionais da área, de forma a ressaltar a relevância desses profissionais para o estilo de vida moderno e seu papel na definição de estratégias de desenvolvimento socioeconômico. A temática escolhida para este ano foi: Geociências e Sociedade.

“É fundamental refletir sobre como nos organizamos academicamente e como nos relacionamos com todos os setores da sociedade, para agregar qualidade acadêmica e científica ao nosso trabalho. A nossa instituição tem o respeito da sociedade e contribui para o desenvolvimento econômico e social do País de forma única, graças ao esforço contínuo para aperfeiçoar as suas ações. O Instituto de Geociências tem um papel de protagonista nos avanços acadêmicos e científicos desta universidade”, declarou o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, durante a abertura do evento.

29.10.2019 Abertura da Semana de Geociência Lucas Brito SITE 6Segundo o professor Arnaldo de Queiroz, diretor geral do Instituto de Geociências, um dos maiores desafios da semana é fazer os cursos de graduação do Instituto de Geociências (IG) se tornarem mais conhecidos também entre estudantes da Educação Básica. “Reservamos um dia inteiro para receber alunos dos Ensinos Fundamental e Médio para que conheçam as profissões das Geociências e o percurso acadêmico que leva à aprovação desses profissionais. Nos importamos muito com os nossos índices acadêmicos, e percebemos que o problema nisso é que muitos alunos não conhecem a profissão que pretendem ter”.

Para ele, é um momento ainda de extrema importância para falar da multidisciplinaridade nos cursos do IG, para que todos possam ter melhor desempenho dentro dessas possibilidades de ampliação do conhecimento. “Nós nos conhecemos pouco. São vários alunos, professores e pesquisadores, mas não há integração. Muitas vezes, não sabemos o que acontece na sala ao lado. Precisamos fortalecer esta integração”.

30.10.2019 Palestra Magnífico Reitor SITE 1Programação – Durante a programação, o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, também ministrou a palestra “Flexibilização acadêmica – estratégia para uma formação profissional diversa”, com o objetivo de apresentar os novos projetos de flexibilização acadêmica, que permitem aos alunos definir parte do próprio currículo acadêmico. Esta medida, segundo o reitor, permite que cada aluno tenha uma experiência única na graduação, além de desenvolver a criatividade e abrir portas no mercado de trabalho para o graduando.

Já a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Iracilda Sampaio, falou um pouco sobre as pós-graduações na área de Geociências e explicou como os alunos podem cursar. “Isso é importante para motivá-los, para mostrar um caminho. Explicar como um aluno da área pode chegar a uma pós-graduação e como ele faz para ser feliz profissionalmente no fim”.

Ainda durante a Semana de Geociências, foram oferecidas oficinas, palestras, minicursos, apresentações de grupos de pesquisa, mesas-redondas, visita ao Museu de Geociências e duas exposições organizadas pela mineradora Vale e pela Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM). A programação ocorreu em diversos espaços do IG e da UFPA, como salas de aula, laboratórios, museu, biblioteca e auditórios.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Lucas Brito