Página inicial > Ultimas Notícias > Campus Tucuruí debate o pesquisas e tendências para o futuro no 1º Simpósio da Faculdade de Engenharia Mecânica

• Publicado: Sexta, 01 de Novembro de 2019, 18h18

SIMPOMEC Camtuc

Para discutir as pesquisas em desenvolvimento e as tendências futuras no âmbito da graduação em Engenharia Mecânica, o Campus de Tucuruí da Universidade Federal do Pará irá realizar, de 6 a 8 de novembro, o 1º Simpósio da Faculdade de Engenharia Mecânica (Simpomec). O evento contará com dois minicursos e apresentações de trabalhos sobre a temática. As inscrições para toda a programação podem ser feitas, gratuitamente, aqui.

O Simpomec é o primeiro simpósio da área a ser realizado na Região Norte. A partir do tema “Inovação aplicada em produtividade, meio ambiente e qualidade de vida”, o intuito do evento é incentivar os professores e alunos de graduação do curso a divulgarem seus trabalhos de pesquisas e extensão, despertar nos estudantes a busca por um conhecimento além das salas de aula, e incentivar a colaboração e o trabalho conjunto entre diferentes grupos de pesquisa.

“A engenharia é vista como a aplicação de princípios científicos para fins práticos. Em um contexto mais amplo, englobam-se, além das ciências exatas, as ciências da vida, humanas e sociais. Dessa maneira, é importante debater com a comunidade acadêmica que a busca por desenvolvimento tecnológico e econômico deve estar sempre atrelada à preservação do meio ambiente, que afetará diretamente a qualidade de vida de toda a população”, esclarece o professor Douglas Garcia, presidente da comissão organizadora do evento.

A programação é voltada para pesquisadores e alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Materiais. Além de palestras, o evento vai realizar apresentações de trabalhos técnicos científicos e dois minicursos sobre MATLAB e Robótica.

“Os trabalhos que serão apresentados vão abordar pesquisas ligadas às grandes áreas do curso, o que permite uma visão complementar ao que é ensinado em sala de aula e promove a divulgação de conhecimentos técnicos, científicos e culturais, e os minicursos foram pensados de maneira a contribuir com a formação acadêmica dos alunos, já que os assuntos dos minicursos não fazem parte do plano pedagógico dos cursos, embora o software MATLAB seja trabalho com os alunos em algumas disciplinas”, pontua o professor Douglas Garcia.

Inscrições – As inscrições para o evento e para participar dos minicursos podem ser feitas gratuitamente no site. Todos os participantes vão receber certificados posteriormente.

Os minicursos disponibilizados serão “Robótica: Princípios de utilização do arduino”, com 30 vagas, e “MATLAB”, com 25 vagas. As vagas para os dois minicursos são limitadas e estão sujeitas à alteração.

FEM/CAMTUC – A Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) é uma subunidade acadêmica do campus universitário de Tucuruí (CAMTUC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). É a responsável pelo curso de graduação de Engenharia Mecânica e tem como finalidade o desenvolvimento, a transmissão e a difusão da cultura, da ciência e da tecnologia, colocando-as a serviço da sociedade, respeitando os direitos humanos, visando a preservação do meio ambiente.

A demanda de profissionais da área tem sido frequentemente requisitada pela Eletrobras/Eletronorte para atender aos seus projetos, contemporâneos e futuros, além de várias outras empresas. Destaca-se ainda que o curso de Engenharia Mecânica em Tucuruí é essencial para a região do sudeste paraense, em razão da sua localização estratégica, que pode atender inclusive à demanda de profissionais na região de Carajás.

1º Simpósio da Faculdade de Engenharia Mecânica de Tucuruí (FEM/CAMTUC)

Data: de 6 a 8 de novembro
Hora: das 8h às 18 h
Local: Auditório Júlio César Ribeiro de Souza, BR 422, Km 13, Canteiro de Obras da UHE, SN – Vila Permanente, Tucuruí – PA