Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de Extensão da UFPA oferta assessoria para entidades do Terceiro Setor

Projeto de Extensão da UFPA oferta assessoria para entidades do Terceiro Setor

• Publicado: Sexta, 01 de Novembro de 2019, 18h18

Disclosure Folder

O Projeto de Extensão “Disclosure Contábil” da Faculdade de Administração da UFPA (FAAD) oferece, gratuitamente, prestação de serviços de assessoria às entidades do Terceiro Setor, como associações, ONGs, organizações filantrópicas, e entidades sem fins lucrativos em geral. Para solicitar os serviços, basta entrar em contato pelo perfil do instagram, e-mail ou pelo telefone 3201-7228.

Com a instalação da Incubadora de Projetos Sociais, na Faculdade de Administração, percebeu-se que as entidades do Terceiro Setor não têm a prestação de contas e documentações a fim de concorrer aos editais de fomento, e atender aos órgãos de controle e fiscalização nas três esferas do governo: Estadual, Municipal e Federal.

Por este motivo, o objetivo do projeto é orientar as organizações para que possam ter facilidade na prestação de contas; atendam à legislação e as especificidades dos editais de fomento, e tenham capacidade de solucionar pendências nos órgãos de fiscalização e controle governamental.

Como funciona - O “Disclosure Contábil” busca promover a divulgação ampla das ações das organizações no contexto estratégico, financeiro e social, e, como as entidades sobrevivem de doações de pessoas físicas ou jurídicas, é essencial que mantenham a transparência na sua prestação de contas. Esta prática visa também atrair novos doadores.

“Desta forma, o projeto orienta estas entidades a melhorarem suas prestações de contas perante os seus colaboradores internos e externos e a sociedade em geral. Além disso, também busca auxiliar com situações fiscais, contábeis, trabalhistas e pendências no registro e documentação que os gestores tenham dúvidas quanto à sua regularização”, explica Nicole Leite, aluna de Ciências Contábeis e integrante da equipe do projeto.

Conhecimento acadêmico colocado em prática - Os alunos que fazem parte da iniciativa conhecem sobre as particularidades do Terceiro Setor paraense, aprendem, com situações reais, os fatores que impactam o desempenho das entidades e os vínculos que se formam entre o Primeiro, o Segundo e o Terceiro Setor relacionados com a sociedade civil.

“Uma vez que as Universidades Públicas Federais têm como objetivo oferecer aos alunos o ensino, a pesquisa e a extensão, o projeto ‘Disclosure Contábil’ proporciona aos alunos a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula  na prática, de modo a prepará-los para as possíveis adversidades do mercado de trabalho e a chance de levar seu aprendizado para além dos muros da universidade, alcançando todas as classes sociais”, ressalta Roberto Machado Junior.

O projeto é coordenado pelo professor Isaac Matias, sob a coorientação do professor Bruno Lucena, ambos da faculdade de Administração. Possui três estudantes voluntários: Nicole Leite e Roberto Machado Junior, da faculdade de Ciências Contábeis (FACICON), e Luan Iago, da faculdade de Administração. O projeto tem parceria com a Incubadora de Projetos Sociais da UFPA, o que é muito importante para o desenvolvimento e atendimento às entidades.

Projeto de Extensão “Disclosure Contábil”

Horário de funcionamento: das 9h às 12h e das 15h às 17h30, de segunda a sexta-feira.
Local: sala SE17 da faculdade de Administração da UFPA, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA (setor profissional do campus do Guamá).

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação