Página inicial > Ultimas Notícias > Progep promove ações em celebração ao Dia do Servidor Público

Progep promove ações em celebração ao Dia do Servidor Público

• Publicado: Domingo, 03 de Novembro de 2019, 15h09

Dia do Servidor 2

Os servidores da Universidade Federal do Pará desfrutaram de uma programação especial, nos dias 30 e 31 de outubro, para celebrar o Dia do Servidor Público. A realização teve como objetivo promover ações para integrar os servidores e auxiliar no cuidado com a saúde, com foco na valorização dos servidores que ajudam a construir a Universidade no seu dia a dia.

O evento começou na manhã do dia 30, com um café da manhã e sorteio de brindes para os presentes, tudo isso regado a muita música, com a participação de discentes do curso de Licenciatura em Música da UFPA, que fazem parte do Projeto Música no Trabalho, ação sob responsabilidade da Coordenadoria do Qualidade de Vida e Bem-Estar no Trabalho da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida.

Dia do Servidor 3Na ocasião, estiveram presentes o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; o pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Raimundo Almeida; e a diretora de Saúde e Qualidade de Vida, Barbará Troeira.

“O que entregamos à sociedade vai muito além do ensino. Promovemos a extensão e a pesquisa, cooperamos com empresas, com a comunidade, formamos cidadãos, realizamos ações de cultura e lazer, atendimentos clínicos, entre outras ações, e todo esse trabalho se deve à atuação dos nossos servidores. Em uma época de restrições às Universidades, penso que os servidores devem ter altivez e orgulho do trabalho que realizam e da responsabilidade com que cumprem a missão da UFPA.  Em nome da Universidade, o meu muito obrigado!”, declarou o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho.

O pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Raimundo Almeida, aproveitou o momento para parabenizar os servidores presentes. “ As ações que a Progep vem desenvolvendo têm o objetivo de valorizar aqueles que trabalham diariamente para servir e atender da melhor forma possível aos cidadãos. Este evento é uma pequena demonstração disso, somos privilegiados de desenvolver nosso trabalho nesta instituição, e nesta fala eu me incluo. Que possamos aproveitar as oportunidades que a UFPA nos proporciona para nos desenvolver como profissionais”, ressaltou o pró-reitor Raimundo Almeida.

Dia do Servidor 1Um momento para cuidar da saúde - A programação continuou pela parte da tarde, no auditório do Capacit, com o workshop “A saúde emocional dos servidores que estão cursando pós-graduação: estratégias de autocuidado”, ministrado pela professora do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC - UFPA), Rachel Coêlho Ripardo Teixeira.

No dia 31, a partir das 9h, os servidores tiveram acesso a serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e glicemia capilar, no hall da Reitoria, uma parceria da Progep com o Núcleo de Excelência em Cuidados Farmacêuticos.

Para o servidor Alexandre de Moraes, fotógrafo da Ascom/UFPA, que aproveitou os serviços disponibilizados pelo Núcleo de Excelência em Cuidados Farmacêuticos, a ação é válida principalmente porque muitos servidores não conseguem incluir os cuidados com a saúde na rotina diária. “Na correria do dia a dia, não sobra tempo para muita coisa, então essa oportunidade é muito bem-vinda, estava de passagem pelo hall da Reitoria e aproveitei para medir a pressão. Como eu tenho histórico de pressão alta na família, o monitoramento é obrigatório”, lembrou Alexandre.

Texto: Assessoria Progep