Página inicial > Ultimas Notícias > Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia oferta vagas para indígenas e quilombolas

• Publicado: Terça, 05 de Novembro de 2019, 19h02

ufpa instituto de filosofia e ciencias humanas ifch foto Alexandre Yuri

O Programa de  Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (PPGSA/IFCH/UFPA) lançou Edital Suplementar  para um  processo seletivo destinado ao  preenchimento de vagas específicas, no curso de mestrado,  para indígenas e quilombolas. As inscrições estão abertas no período de 4 a 11 de novembro.

A proposta do programa ao ofertar  um processo seletivo especial para indígenas e quilombolas tem como finalidade avançar mais um passo no percurso das políticas de ações afirmativas da UFPA e do PPGSA, que vêm legitimando a universidade como um lugar de promoção da igualdade étnico-racial, do respeito à diversidade de saberes e da justiça social.

“O PPGSA há muito vem se preparando para o desafio de  propiciar a entrada desse grupo de discentes, com o nosso  corpo docente trabalhando questões sobre a história e a realidade indígena e quilombola e ofertando disciplinas optativas com essas temáticas ” destaca a professora Edila Moura , coordenadora do programa.

A oferta de um edital suplementar também visa proporcionar aos indígenas e aos quilombolas uma formação sociológica e antropológica em conformidade com as linhas de pesquisa, disciplinas e corpo docente do programa, que lhes permitirá desenvolver a crítica dos processos sociais históricos e atuais, nos quais estão inseridos.

Seleção - As seis vagas oferecidas são para o curso de mestrado, sendo  três (3) para candidatos indígenas e três (3) para candidatos quilombolas. Os critérios do processo seletivo foram discutidos e elaborados com a Associação dos Discentes Quilombolas da UFPA (ADQ-UFPA) e a Associação dos Povos Indígenas Estudantes na Universidade Federal do Pará (APYEUFPA).

Para concorrer às vagas, o candidato deverá ser graduado na área de Ciências Humanas ou afins e ainda comprovar, obrigatoriamente, sua condição indígena ou quilombola. As inscrições serão aceitas, exclusivamente, por via eletrônica, mediante envio de documentos para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Todas as informações sobre o processo seletivo e a forma de inscrição estão no site do PPGSA.

Texto: Divulgação