Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Casa de Estudos Germânicos realiza exposição com obras da fotógrafa alemã Barbara Wolff
Início do conteúdo da página

Casa de Estudos Germânicos realiza exposição com obras da fotógrafa alemã Barbara Wolff

  • Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 18h36

Exposição Bárbara

Com obras da fotógrafa alemã Barbara Wolff, a exposição “Biografia” chega a Belém para lembrar os 30 anos da queda do muro de Berlim, a partir do dia 7 de novembro. Realizada pela Casa de Estudos Germânicos da UFPA, a programação também inclui palestra e oficina de fotografia com a presença da fotógrafa homenageada. As atividades vão ocorrer na Galeria Ruy Meira, da Casa das Artes.

O intuito da programação é promover o intercâmbio e o diálogo cultural, por meio das atividades que serão realizadas. Os trabalhos fotográficos expostos mostram a vida cotidiana em ambos os lados da chamada ‘Cortina de Ferro’, que dividia a Alemanha em ocidental e oriental. As obras apresentam as pessoas que viveram no período e passaram por todos os acontecimentos.

“A presença de uma testemunha daquele tempo da divisão em dois Estados Alemães é essencial para compreender este marco histórico da queda do muro, no contexto mundial. Ela viveu e tem retratado a vida em ambos os lados do muro, de forma fotográfica, e pretende entrar num diálogo cultural de forma viva e direta, hoje em dia aqui em Belém”, afirmou a professora Katja Hölldampf, diretora da Casa de Estudos Germânicos da UFPA.

Todas as obras apresentadas fazem parte da exposição “In eigener Sache” (“em causa própria”), mostrada na Galeria Collection Regard Berlim, em 2017, e ficarão expostas até o dia 27 de novembro, na Galeria Ruy Meira.

O evento é uma realização do curador da exposição em Berlim, Marc Barbey, que assumiu a seleção de imagens para a exposição em Belém, em cooperação com a Casa de Estudos Germânicos da UFPA e a Casa das Artes.

Sobre as atividades – Nos dias 8 e 9 de novembro, a programação será composta pela palestra e pela oficina de fotografia que serão ministradas pela fotógrafa Barbara Wolff. As inscrições para participar da oficina são grátis e podem ser feitas aqui. De acordo com Barbara Wolff, todos podem participar. “Seria bom se o meu trabalho atraísse aqueles que gostam de fotografia”, explicou.

A palestra vai abordar a sua formação e experiência profissional como fotógrafa na República Democrática Alemã (RDA) e na República Federal da Alemanha (BRD). Tratará, também, a posição de fotógrafas na parte oriental e ocidental que (até hoje) está marcada pelos papéis de gênero.

Já o workshop sobre fotografia visa fazer a oposição à selfie atual com um autorretrato no qual será apresentada a personalidade dos participantes, uma tentativa de aproximar o indivíduo de si mesmo. “A cultura selfie é um fenómeno global. As selfies das mulheres, por exemplo, correspondem, tanto quanto possível, a uma imagem sexista moldada pela imaginação masculina. O ‘jogo’ da autodramatização em selfie não serve a autorretrato, mas tenta abordar esse clichê”, assegurou a fotógrafa.

O objetivo é produzir uma série de 3 a 7 imagens de autorretrato, a serem expostas e discutidas entre os participantes no final da oficina. É necessário levar o celular para participar ou levar câmera digital. A oficina terá uma carga horária de 6 horas (das 9h às 12h e das 14h às 17h), com certificado da Casa das Artes.

Muro de Berlim - Foi uma barreira física construída durante a Guerra Fria. Esse muro separava a Alemanha Oriental (República Democrática Alemã – RDA), incluindo Berlim Oriental, da Alemanha Ocidental (República Federal da Alemanha – RFA). Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes, que era constituído pelos países capitalistas, por um lado, encabeçados pelos Estados Unidos, e pelos países socialistas, pelo outro lado, sob jugo do regime soviético.

Serviço:

Abertura da exposição, palestra e oficina de fotografia com Barbara Wolff.

Data: 7, 8 e 9 de novembro.
Local: Galeria Ruy Meira, na Casa das Artes - Praça Justo Chermont, 236 – Nazaré, do lado da Basílica.
Hora: das 19h às 21h (os horários podem mudar de acordo com o dia do evento)
Link para inscrição na oficina de fotografia
Mais informações pelo facebook e no instagram

Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Divulgação Barbara Wolff

registrado em:
Fim do conteúdo da página