Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário discute o pensamento e as obras de Paes Loureiro

Seminário discute o pensamento e as obras de Paes Loureiro

• Publicado: Sexta, 08 de Novembro de 2019, 14h43

Deslendário Amazônico

O Projeto Arte Pará 2019 realizará o ciclo de Seminários Contemporâneos em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento integra a homenagem que o Arte Pará presta ao professor João de Jesus Paes Loureiro, a qual resultou na exposição curada por Orlando Maneschy e por Keyla Sobral, denominada “Deslendário Amazônico - 80 anos de Paes Loureiro”. A primeira mesa dos seminários, intitulada “Epistemologias Amazônicas”, ocorrerá neste sábado, 9, às 10h30, no auditório da TV Liberal.

As mesas dos seminários contarão com palestras de professores pesquisadores e artistas articulando questões significativas sobre a arte, a cultura e as perspectivas para a região. Neste primeiro encontro, o público assistirá à conferência de Paes Loureiro em articulação com falas dos doutores Relivaldo Pinho e Raphael Bessa Ferreira. Eles não apenas focalizarão a obra literária do homenageado, mas também repercutirão as teorias amazônicas do autor.

O ensaísta, poeta e professor da Universidade Federal do Pará João de Jesus Paes Loureiro tem contribuído para a reflexão das matrizes culturais da Amazônia ao longo de sua rica trajetória, em que sua obra poética e reflexiva teórica se mescla  em um profundo entendimento sobre o modo de existir na região e a experiência estética.

Paes Loureiro observa performance do egresso Rafael Bqueer. Foto Guido EliasDeslendário Amazônico - O seminário ocorre em um momento especial e potencializado pela construção artística efetivada pela Mostra Deslendário Amazônico, ativada pelas obras de artes visuais de 65 artistas em diálogo com a produção do intelectual, dos anos 1960 até a atualidade. Algumas dessas obras foram feitas especialmente para a exposição.

A mesa deste sábado reunirá Paes Loureiro e dois pesquisadores com íntimo contato com a sua produção como interlocutores de sua obra: Rafael Bessa Ferreira, doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo(TIDE), líder do Grupo de Pesquisa em Linguagens Artísticas e Estilos Poéticos (LAESP), membro da Association Internationale de Stylistique (AIS) e editor-chefe da Ribanceira, revista de Letras da Universidade do Estado do Pará; e Relivaldo Pinho,  doutor em Ciências Sociais pela UFPA, tendo sua tese recebido o Prêmio Benedito Nunes de Teses de Doutorado - UFPA e também o Prêmio NAEA de melhor tese e dissertação com a obra Mito e Modernidade na Trilogia Amazônica de João de Jesus Paes Loureiro.

O evento inaugura uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA e a Fundação Rômulo Maiorana, objetivando ações no campo da arte, com um conjunto de debates articulados em relação íntima com as questões trabalhadas na curadoria da mostra presente no Museu do Estado do Pará. Outros autores, nos sábados seguintes, trarão questões que vão de curadoria, visualidade amazônica, identidades e corpo, produção artística e memória, desenvolvidas por artistas, pesquisadores e curadores que atuam e pensam seus territórios.

Seminários Contemporâneos – Deslendário Amazônico
Mesa 01: Epistemologias Amazônicas, dos Seminários Contemporâneos

Data: 9/11/2019
Local: Auditório da TV Liberal, Av. Nazaré, 350.

Texto e fotos: Divulgação