Página inicial > Ultimas Notícias > Famed realiza teste para avaliar progresso dos alunos de Medicina

Famed realiza teste para avaliar progresso dos alunos de Medicina

• Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 23h23

Teste Progresso FAMED

Todos os estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal do Pará estão convocados a fazer o Teste do Progresso no dia 18 de novembro, segunda-feira. A iniciativa é da Faculdade de Medicina da UFPA (Famed), que aplicará, pela primeira vez, o teste a todos os alunos, para avaliar a qualidade do ensino prestado. Como forma de estímulo à participação, será emitido um certificado com 20 horas de atividades complementares aos discentes.

O teste é uma forma de avaliação institucional que não tem caráter de seleção ou aprovação. É constituído por um teste longitudinal que avalia, individualmente, se o ganho de conhecimento por parte do estudante tem sido contínuo e progressivo, e como o conhecimento está sendo elaborado e consolidado nas áreas básicas e clínicas. Os alunos de todas as séries do curso realizam, ao mesmo tempo, o mesmo teste, pelo menos uma vez ao ano.

“O Teste do Progresso é um instrumento de avaliação nacional do curso de Medicina e é um dos critérios utilizados pelo Ministério da Educação (MEC) para aferir o desenvolvimento dos alunos no curso. Além disso, ele se constitui em um critério de pontuação em várias provas de admissão aos Programas de Residência Médica”, afirma a vice-diretora da Faculdade de Medicina, Silvia Bahia.

Os resultados da avaliação são de caráter sigiloso e individual, e os alunos poderão conhecer seu desempenho e comparar com o de sua turma e semestre. O exame servirá para a UFPA como um processo avaliativo evolutivo do discente, de uma turma específica, de cada semestre e ano. A conclusão do teste ofertará, ainda, dados aos professores, os quais permitirão analisar o aprendizado do conteúdo e os pontos mais altos e mais baixos do processo de ensino aprendizagem.

Teste do Progresso para estudantes de Medicina da UFPA

Data: 18 de novembro
Horário: 8h às 12 h
Locais: Faculdade de Medicina no Campus Guamá (para alunos do 1º ao 8º semestre) e