Página inicial > Ultimas Notícias > Reitor da UFPA participa de evento sobre defesa da Amazônia

Reitor da UFPA participa de evento sobre defesa da Amazônia

• Publicado: Sexta, 15 de Novembro de 2019, 22h24

defesa da amazônia

A convite do general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, comandante militar do Norte, o reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Zagury Tourinho, participou do I Seminário Internacional de Defesa e Proteção da Amazônia. O evento foi realizado no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, de 12 a 14 de novembro.

No evento, o reitor da UFPA integrou o painel “Desafios para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”. Participaram também da sessão como expositores o reitor da Universidade Federal do Amazonas, Sylvio Mário Puga Ferreira; o diretor de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente do Exército, general de Brigada Paulo Alípio Branco Valença; o secretário de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, José Mauro de Lima Ó De Almeida; o secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Costa Taveira; e o secretário de Estado do Meio Ambiente do Amapá, Robério Aleixo Anselmo Nobre.

defesa da amazônia 1Em sua fala, o reitor Emmanuel Tourinho ressaltou o papel central da ciência para a defesa da Amazônia. “Todas as ações aqui mencionadas com respeito à defesa e proteção da Amazônia, quanto à integridade de seu território e quanto ao aproveitamento econômico de suas riquezas por brasileiros, depende centralmente do investimento em ciência e tecnologia, e quem faz ciência e tecnologia no Brasil são, principalmente, as universidades públicas. Portanto precisamos fortalecer essas instituições e incrementar as suas interações com outras organizações, inclusive com as Forças Armadas, a fim de garantir a proteção da região”, ressaltou Emmanuel Tourinho.

O reitor também apontou a necessidade de soluções inovadoras para a região, respeitando e conferindo protagonismo aos povos da Amazônia. “Podemos ter na Amazônia modelos originais de desenvolvimento, baseados no conhecimento, no aproveitamento sustentável dos recursos naturais e na inclusão”, completou o reitor.

Ao final da sessão, o reitor Emmanuel Tourinho foi cumprimentado pelo General Walter Souza Braga Netto, chefe do Estado Maior do Exército, de quem recebeu documento de agradecimento pela participação no evento.

Texto e fotos: Divulgação