Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA lidera rede do Programa Ciência na Escola

UFPA lidera rede do Programa Ciência na Escola

• Publicado: Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 17h13

ciência na escola

A partir de 2020, escolas de ensino fundamental e médio no Pará receberão ações de incentivo à educação científica. A iniciativa é de uma rede de instituições parceiras no norte do Brasil, liderada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), no âmbito do Programa Ciência na Escola, instituído por meio do Decreto 10.151, de 2/12/2019.

O Programa Ciência na Escola objetiva aprimorar o ensino de Ciências nas escolas de educação básica, promover o ensino por investigação voltado à solução de problemas, intensificar a qualificação de professores da educação básica para o ensino de Ciências, estimular o interesse dos alunos da educação básica pelas carreiras científicas, identificar jovens talentos para as Ciências, fomentar a implementação de soluções inovadoras que contribuam para aprimorar o ensino e o aprendizado de Ciências, incentivar o uso de novas tecnologias educacionais e novos métodos de ensino de Ciências, fortalecer a interação entre escolas de educação básica, instituições de ensino superior e outras instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação, e democratizar o conhecimento e popularizar a Ciência.

A UFPA lidera uma das três redes do país aprovadas na chamada pública dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para a realização do Programa Ciência na Escola. Além do Pará, as ações ocorrerão em escolas públicas do Acre e de Rondônia.

A rede liderada pela UFPA é coordenada pelas professoras Maria Ataide Malcher, do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, e Izabel Lucena, do Instituto de Educação Matemática e Científica, ambas unidades da UFPA. O Seminário Marco Zero do Programa Ciência na Escola foi realizado nos dias 3 e 4 de dezembro, no MCTIC, em Brasília.

Texto e arte: Divulgação