Página inicial > Ultimas Notícias > Professor argentino compartilha conhecimentos sobre Odonatologia Latino-Americana em palestra na UFPA

• Publicado: Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 17h21

Palestra professor Javier tarja superior

A Universidade Federal do Pará recebe o professor argentino, Javier Muzón, da Universidad de Avellaneda (UNDAV), desde o ínicio desta semana, para a realização de disciplina e palestra sobre Biologia e Odonata. O objetivo da programação é estimular e fortalecer a pesquisa sobre Odonatologia na região e integrar os estudos realizados na UFPA e na UNDAV. Os eventos são abertos ao público e acontecem até sexta-feira, 6 de dezembro.

A visita do professor surgiu como forma de integrar os estudos de Ecologia e Taxonomia de Odonata entre a Universidade Federal do Pará(UFPA) e a Universidad de Avellaneda (UNDAV). "O professor Javier é um dos pesquisadores mais respeitados em taxonomia de Odonata da América Latina. Ter a oportunidade de assistir às suas aulas e receber as dicas para identificar espécies de Odonata é uma oportunidade ímpar, que, com certeza, ficará marcada na vida dos pesquisadores", expressou o professor Leandro Juen, um dos organizadores da visita do professor.

A ideia da parceria entre as universidades é organizar cursos e disciplinas para auxiliar os pesquisadores e os interessados pelo tema, e, para beneficiar essa e outras regiões do país, estão presentes 13 representantes de diferentes estados brasileiros, que irão levar o conhecimento para suas instituições.

"Esse grande interesse e a alta representatividade regional, atraindo pessoas de diferentes locais do Brasil, demonstram, por si só, a importância do professor Javier para os estudos de insetos aquáticos. Um professor de fora da casa sempre trará assuntos novos ou formas diferentes de pensar sobre um problema, e isso é importante não só na formação de alunos mas também em termos de opiniões e senso crítico", afirma o professor Leandro Juen.

A aula com o professor Javier Muzón integra a disciplina intitulada "Biologia e Identificação de Odonatano", do PPGECO/PPGZOOL. A realização, que ocorre até o dia 6 de dezembro, às 8h, no Lap 8 e 9 do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFPA), é voltada para pesquisadores interessados na área de Taxonomia de Odonata.

Palestra Odonatologia Latino-Americana – Realizada no dia 6 de dezembro, às 15h, no Auditório Arlindo Pinto (ICB), a palestra "El origem da sociedad de Odonatologia Latinoamericana” vai abordar como surgiu a ideia de criar uma sociedade para reunir os pesquisadores de Odonata na América Latina. A palestra irá mostrar a importância dessas organizações para promover o intercâmbio de pesquisadores entre os países, estimulando, cada vez mais, a troca de conhecimento, promovendo o avanço da ciência e integrando diferentes áreas do conhecimento.

"Além da palestra do prof. Javier, o prof. Rhainer Guilhermo Ferreira, da Universidade Federal de São Carlos, também irá apresentar a palestra intitulada ‘Diversidade Comportamental e Morfológica: dimensões negligenciadas da Biodiversidade’, que é uma área bem interessante e pode servir de inspiração para os nossos estudantes que estão em busca de definir sua área de pesquisa", afirma o professor Leandro Juen.

Palestra El origem da sociedad de Odonatologia Latinoamericana

Data: 6 de dezembro

Hora: às 15h

Local: auditório Arlindo Pinto, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) - Campus Básico.

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA.
Arte: Divulgação