Página inicial > Ultimas Notícias > Campus Abaetetuba realiza eventos com foco na integração internacional

Campus Abaetetuba realiza eventos com foco na integração internacional

• Publicado: Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 18h16

Colóquio Cidades e Identidades 1

Com  uma programação vasta que incluiu palestras, roda de conversa, grupos de trabalho, mesa-redonda e lançamento de livros, o Campus Universitário da UFPA de Abaetetuba promoveu, nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, o  II Colóquio Cidades e Identidades - Memória, história, representações e silenciamentos e o V Workshop de Integração Internacional. Ambos os eventos estão ligados ao Programa de Pós-Graduação em Cidades, Identidades e Territórios (PPGCITI).

De acordo com a professora Vivian Lobato, uma das coordenadoras do evento, o objetivo era ampliar o debate teórico-metodológico sobre memória e história no contexto da Amazônia, refletir sobre as representações e os silenciamentos operados na relação memória-história e discutir os desafios da pesquisa interdisciplinar acerca da relação história-memória na Amazônia.

“O colóquio se constituiu como um importante espaço de construção coletiva de reflexão, discussão e divulgação de problemas, teorias e métodos das pesquisas desenvolvidas no PPGCITI/UFPA e de troca de experiências do Campus de Abaetetuba e suas unidades acadêmicas. Como resultado final, podemos ressaltar o projeto integrador celebrado com a Universidade do Minho, por meio do pesquisador José Augusto Pacheco”, declarou Vivian Lobato.

Colóquio Cidades e Identidades 2Pesquisador de Portugal - No primeiro dia do colóquio, o campus promoveu a palestra internacional “Estudos Curriculares, Linguagens e Saberes: a escola como produtora de diferenças e identidades”,  com a presença do professor José Augusto Brito Pacheco da Universidade do Minho – Portugal. A palestra fez parte de uma parceria internacional com a Universidade do Minho (UMinho), sediada em Braga, Portugal, celebrada por meio do Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (Paci)/Prointer/Propesp/UFPA.

Segundo a professora Vilma Nonato de Brício, o evento ampliou o debate sobre cooperação acadêmica internacional no sul global, promovendo o intercâmbio acadêmico e sociocultural entre docentes, discentes, técnicos e as comunidades tradicionais das instituições envolvidas, para fortalecer a construção da Rede IntegraSUL.

“O Colóquio da linha II com o Workshop constituíram um momento oportuno para a troca de experiências das pesquisas que estão sendo desenvolvidas na Amazônia por diferentes pesquisadores de variadas instituições. A presença do pesquisador e professor Pacheco, da Universidade do Minho, também  nos permitiu estabelecer diálogos interdisciplinares e para além das fronteiras, a partir de novos olhares acerca das culturas, identidades, diferenças, na perspectiva epistemológica sul -.sul,  Portanto o colóquio foi de uma importância incontestável”, ressaltou a estudante do mestrado do PPGCITI Elenilce Reis.

Texto e Fotos: Giovane Silva – Assessoria de Comunicação da UFPA de Abaetetuba