Página inicial > Ultimas Notícias > Programa Trópico em Movimento apresenta estudo sobre a violência na Região Metropolitana de Belém

• Publicado: Terça, 10 de Dezembro de 2019, 17h11

Livro Violência Região Metropolitana

O Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento, em parceria com o Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará, irá realizar, nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro de 2019, às 9h, a mesa-redonda "Violência na Metropolitana de Belém". A programação será realizada no auditório do ICJ, localizado no Campus Profissional da UFPA, e terá como convidados professores, pesquisadores e representantes da Promotoria de Justiça e de Secretarias de Estado do Pará.

A violência tem sido uma temática recorrente na sociedade brasileira, principalmente em regiões urbanas em que as desigualdades sociais e econômicas são intensas, como é o caso da cidade de Belém e região metropolitana. Por este motivo, o evento será realizado com o objetivo de discurtir essa problemática e promover a busca por soluções mais eficientes para o enfretamento da violência na região.

Para falar sobre o tema, os expositores serão os pesquisadores Thomas Mitschein e Jadson Chaves, do Programa Trópico em Movimento da UFPA, que publicaram, recentemente, o artigo intitulado Polarização Socioespacial e Violência na Metropolitana de Belém (MDB). A pesquisa traz um panorama sobre a violência na Região Metropolitana de Belém desde o início da redemocratização do sistema político brasileiro até os dias atuais, com base nos aspectos econômicos, políticos e sociais.

O debate será mediado pelo coordenador do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA, Gilberto Rocha, e terá entre os debatedores a advogada e coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Mortes de Adolescentes no Pará, do Cedeca-Emauss, Celina Hanoy; a professora da Faculdade de Psicologia da UFPA Milene Veloso, pesquisadores e representantes da Promotoria de Justiça e de Secretarias do Estado do Pará.

As incrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. Haverá emissão de certificado, com carga horária de 4 horas.

Polarização Socioespacial e Violência na Metropolitana de Belém - O resultado completo do estudo encontra-se no livro Violência na Metropolitana de Belém: como enfrentar uma guerra civil não declarada nas zonas urbanas da floresta amazônica?, que discute, no âmbito local, os resultados de estudos sobre a violência urbana na Região Metropolitana de Belém na virada do século XX para o século XXI e será lançado na mesa-redonda.

Texto: Karina Samille Costa – Programa Trópico em Movimento
Arte: Divulgação Programa Trópico em Movimento