Página inicial > Ultimas Notícias > Laboratório de Estudos Populacionais e Urbanos cria canal para divulgação de informações sobre a região do Xingu

• Publicado: Quinta, 16 de Janeiro de 2020, 17h51

LEPURB

Criado com o objetivo de subsidiar o ensino de Geografia em diversos componentes previstos no Plano Pedagógico da Faculdade, o Laboratório de Estudos Populacionais e Humanos (Lepurb), da Faculdade de Geografia (FACGEO) do Campus Altamira da UFPA, tem agora um novo canal para expandir as informações e os estudos produzidos dentro da Universidade: um website. A ideia é produzir, debater e divulgar estudos que envolvam as regiões do Xingu e da Transamazônica, que ainda possuem poucas pesquisas nessas áreas, principalmente após o período de construção da Usina de Belo Monte.

O laboratório pretende, também, articular o ensino com a pesquisa e a extensão, com bolsistas Pibic, Pibex e estudantes de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO). O Lepurb estuda temas como distribuição, crescimento e migrações populacionais e assuntos que envolvem a questão urbana, como crescimento das cidades, ocupações urbanas, problemas ambientais urbanos, lazer, segregação socioespacial, entre outros.

Uma nova forma de divulgação - Para facilitar a divulgação de todos os estudos e dados coletados, o laboratório construiu um site, que possui notícias, mapas, bases cartográficas e outras informações relevantes sobre a Região Amazônica, especialmente a região do Xingu. Segundo o professor José Queiroz de Miranda Neto, coordenador do laboratório, o projeto do site é uma forma de divulgar o conhecimento produzido no Lepurb.

“Apesar de termos vários estudos concluídos e em andamento, não existia uma plataforma eficaz para essa divulgação. Não se trata apenas de um site para mostrar o que fazemos, mas oferece possibilidades de interação com as pessoas interessadas em contribuir com o ensino de Geografia (como professores da Educação Básica) e a produção científica regional”, explica.

De acordo com ele, a página é uma forma de dar visibilidade à produção científica realizada pela UFPA e de aproximá-la da sociedade externa, principalmente na região do Xingu, afetada pela Usina de Belo Monte.

“A região polarizada por Altamira, recentemente afetada por um grande projeto hidrelétrico, ainda tem muito a avaliar no tocante aos impactos na sociedade e, diante disso, acreditamos que o site do Lepurb ofereça um suporte necessário para potencializar atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas a essas temáticas”.

Interessados podem visitar a página do projeto aqui.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação