Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto promove a divulgação do imaginário amazônico em escolas da Região Metropolitana de Belém

• Publicado: Sexta, 24 de Janeiro de 2020, 17h55

Projeto Maré de Lance

O Projeto de extensão da UFPA “Imaginário nas Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense” (Ifnopap), em parceria com a Na Cuia Produtora Cultural, irá realizar o lançamento do Projeto Maré de Lance, no dia 29 de janeiro, na Casa das Artes, em Belém. Na ocasião, serão celebrados os 25 anos de existência do Ifnopap e os 5 anos de criação da Na Cuia Produtora Cultural, além de serem realizadas várias atividades que farão parte da primeira ação do projeto. A entrada é gratuita e o evento é aberto a todos.

O Projeto Maré de Lance representa uma nova fase para o Ifnopap, que, deste ano em diante, conta com a coordenação executiva da Na Cuia Produtora Cultural, e, a partir de agora, ampliará sua atuação para as escolas públicas e para as comunidades da RMB.

“O objetivo desta união é trabalhar o imaginário amazônico nas escolas. Queremos transbordar o conhecimento para além dos muros da Universidade — daí vem o nome ‘Maré de Lance’. Pretendemos estar mais próximo das escolas municipais da Região Metropolitana de Belém e reaproximar antigos colaboradores do Ifnopap”, explica o jornalista Matheus Botelho, coordenador de projetos da Na Cuia.

O Projeto Maré de Lance realizará oficinas, rodas de conversa, mesas, entre outras ações relacionadas aos temas com que a Na Cuia e o Ifnopap trabalham ao longo dos seus anos de existência. As atividades planejadas para 2020 serão realizadas em diversos pontos da  Região Metropolitana de Belém (RMB) ao longo do ano.

Programação - O evento do dia 29 de janeiro será a primeira ação do Maré de Lance, que contará com a exposição "Às águas que nos trouxeram até aqui: 25 anos Ifnopap e 5 anos Na Cuia", celebrando as trajetórias de cada iniciativa; lançamento do podcast “Conto Ribeirinho”, que traz narrativas sobre o imaginário amazônico, com os áudios originais do acervo do Ifnopap; exibição do documentário “Ifnopap: uma nascente de histórias”, que reconta a história do início do projeto; apresentação do calendário de ações para 2020 e o lançamento, nas plataformas de streaming, do primeiro álbum do grupo Carimbó Cobra Venenosa, que encerrará a programação com um show.

Inopap - Idealizado pela professora Socorro Simões, o Projeto Imaginário nas Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense (Ifnopap) completou 25 anos em novembro de 2019. O projeto é um dos mais antigos da UFPA e representa uma conquista da Instituição para a catalogação das narrativas amazônicas que cercam o imaginário dos arquipélagos e dos municípios, registrados por meio do Programa Campus Flutuante. São mais de cinco mil narrativas orais coletadas e cerca de 20 livros publicados, que garantem um acervo rico para os pesquisadores de áreas diversas, que pretendem compreender a amazônia paraense em sua sensibilidade e imagética.

Atualmente o projeto integrado Ifnopap está sob coordenação da Na Cuia Produtora Cultural, que vem para inovar as formas de contar e propagar essas narrativas. A produtora está como articuladora de projetos futuros dentro e fora da Universidade.

Na Cuia - Foi idealizada em 2015 por estudantes do curso de Comunicação Social da Faculdade de Comunicação da UFPA (Facom) e sua trajetória percorre as áreas da comunicação e da cultura. Começou como uma revista cultural on-line, que realizou 14 edições. Com o intuito de explorar novas possibilidades para além da publicação digital, a Na Cuia deixou de ser apenas uma revista e passou a seguir por novos caminhos, como uma produtora cultural.

Atualmente, a Na Cuia é composta por jornalistas e formandos em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Secretariado Executivo Trilíngue, que compartilham histórias, conhecimentos, arte e cultura, utilizando-as como contranarrativas aos discursos de ódio, ligados, principalmente, à população negra, à comunidade LGBTI+, em defesa da Amazônia e suas ancestralidades.

Abertura do Projeto “Maré de Lance”, com várias atividades

Horário: a partir das 17h

Local: Casa das Artes, ao lado da Basílica Santuário de Nazaré (Praça Justo Chermont, 236, Nazaré, em Belém)

Evento aberto ao público em geral e com entrada gratuita.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis aqui.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA