Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA divulga os nomes dos 6.968 aprovados no PS 2020
Início do conteúdo da página

UFPA divulga os nomes dos 6.968 aprovados no PS 2020

  • Publicado: Quinta, 30 de Janeiro de 2020, 19h54

ENEM 2020 FOTO ALEXANDRE DE MORAES alexftgf 43

A tarde desta quinta-feira foi de muita emoção e festa para os 6.968 candidatos aprovados no Processo Seletivo (PS 2020) da Universidade Federal do Pará. Com  4.531 estudantes aprovados na capital e 2.437 aprovados para os campi do interior do estado, o resultado do PS 2020 foi divulgado às 14h, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), no Campus Guamá, em Belém.

O Processo Seletivo 2020 da UFPA contou com um total de 93.759 inscritos e uma oferta de 7.143 vagas, divididas em 3.449 para ampla concorrência, 3.503 para o sistema de cotas e 191 vagas por Pessoas com Deficiência (PcD).

“Em 2020, além deste processo seletivo, que é o maior da UFPA e um dos maiores do Brasil,  tivemos processos seletivos especiais - um para o curso de Educação do Campo, outro voltado para indígenas e quilombolas, de modo que o número total para ingresso na UFPA foi de 7691 vagas”, lembrou o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, durante a coletiva de imprensa realizada antes da divulgação do resultado.

Do total de vagas ofertadas para os inscritos pelo sistema de cotas e pela demanda aberta, apenas 26 vagas não foram preenchidas, número menor que o apresentado na seleção do ano anterior. Entre essas vagas, 17 eram para o Curso de Licenciatura em Física noturno, Campus Salinópolis; quatro para o curso interdiscplinar em Ciências e Tecnologia com ênfase em Tecnologia Mineral; três vagas para Licenciatura em Geografia vespertino, Campus Altamira; e duas para Licenciatura em Física matutino, Campus Abaetetuba. Já em relação às vagas extras que são ofertadas para PcD, 149 não foram ocupadas.

ENEM 2020 FOTO ALEXANDRE DE MORAES alexftgf 27Números do PS 2020 – Assim como nos anos anteriores, os candidatos que cursaram o ensino médio no Pará  mantiveram a liderança entre os aprovados no Processo Seletivo, com um total de 6.853 classificados.

“Este é, sem dúvida, o listão mais aguardado por todos os candidatos que fizeram provas de seleção para o ensino superior. Nós temos quase sete mil vagas preenchidas em todos os campi da Universidade e estamos ávidos por receber estes novos estudantes a partir do dia 9 de março”, disse o professor Edmar Tavares da Costa, pró-reitor de Ensino de Graduação da UFPA.

Outro número de destaque no PS 2020 foi o de estudantes que alcançaram a nota mínima para a entrada na Universidade: 46.401 mil candidatos. Essas notas demonstram que, entre os 93.759 mil candidatos inscritos, mais de 40 mil alcançaram pelo menos o mínimo exigido para entrar na UFPA.

“O número é importante porque mostra o desafio que nós temos de trabalhar por uma expansão da oferta de Educação Superior Pública no Brasil. Essa é uma questão importante para a sociedade debater e tentar construir meios para que as universidades possam aumentar a oferta de vagas e, assim, garantir a oportunidade para todos esses jovens. O acesso à educação superior é bom para os jovens, para as suas famílias, para as suas comunidades, mas principalmente é bom para o país”, ressaltou Emmanuel Tourinho.

ENEM 2020 FOTO ALEXANDRE DE MORAES alexftgf 40Adiamento da divulgação - Inicialmente programado para ser divulgado na última terça-feira, 28 de janeiro, o Listão do PS 2020 precisou ser adiado para que fosse assegurado o direito de todos os candidatos inscritos, uma vez que havia uma ação judicial que questionava a validade das notas do Enem divulgadas pelo INEP/MEC. Somente após a liberação da justiça, a UFPA definiu a nova data de divulgação.

“O adiamento do resultado não teve qualquer relação com o processamento da Universidade. Nós estávamos prontos para divulgar o resultado já há uma semana. Mas ocorre que nós usamos as notas do Enem e houve uma contestação da validade dessas notas. Então, nós precisávamos esperar que a justiça dissesse se as notas valiam ou não, para não corrermos o risco de divulgar um resultado que representaria um prejuízo para algum candidato que precisasse ter a sua nota reparada. Para respeitar o direito de todos os candidatos, nós julgamos correto esperar uma decisão da justiça sobre a validade das notas do Enem”, explicou o reitor da UFPA.

Segundo Sanclayton Moreira, diretor do Centro de Processos Seletivos (CEPS), no que competia apenas à UFPA, o processo seletivo ocorreu sem problemas. “Não tivemos nenhuma diferença no processo, só trabalhamos com o banco de dados que foi disponibilizado pelo INEP. A responsabilidade sobre as notas estava nas mãos deles”, pontuou.

PS2020 Foto Alexandre de Moraes 1Habilitação – Após este dia de muita festa, os calouros já devem ficar atentos ao processo de habilitação, que se inicia na próxima segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020. Nesta fase, os candidatos devem apresentar os documentos necessários à efetivação do vínculo institucional, para que posteriormente possam realizar a matrícula nas atividades curriculares do curso para o qual foram classificados.

“A orientação é para que os candidatos comecem a preparar, já a partir de amanhã, toda a documentação. Eles devem iniciar pelo preenchimento do COC, que estará disponível já nesta sexta-feira (31), e a partir do COC separar toda a documentação. É bom ressaltar, principalmente para aqueles alunos que se enquadram na cota renda, que é importante aproveitarem o final de semana para separar a documentação de cada membro familiar para não terem nenhum problema no dia da habilitação”, aconselha  Julieta Jatahy, diretora do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC).

Segundo a diretora, muitas vezes o candidato só percebe a ausência de documentos exigidos quando chega no momento da habilitação, o que acaba acarretando um indeferimento, conforme está previsto no Edital disponível no site do CIAC.

Em caso de indeferimentos e desistências, todos os estudantes aprovados e não classificados têm a possibilidade de serem convocados às vagas nas chamadas subsequentes, de acordo com as suas respectivas classificações e enquadramentos.

Texto: Maissa Trajano e Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página