Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA inaugura Centro de Internacionalização

UFPA inaugura Centro de Internacionalização

• Publicado: Sexta, 31 de Janeiro de 2020, 17h07

31.01 Lucas Brito superior

Na próxima quarta-feira, dia 5 de fevereiro, às 10h, será inaugurado o Centro de Internacionalização da Universidade Federal do Pará (UFPA), uma iniciativa da Reitoria e da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer). A cerimônia de inauguração ocorrerá no Bloco G do Setor Básico da UFPA (Campus Belém), e o Bloco E sediará a estrutura do centro.

Como convidados, estarão presentes o presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Roberto Liza Curi; representações consulares e parceiros institucionais. “Este centro abrigará atividades de divulgação de culturas estrangeiras, de ensino de línguas e de apoio à cooperação acadêmica e científica. Ele contribuirá, portanto, para a promoção do multiculturalismo na UFPA e para o fortalecimento da ciência aqui desenvolvida”, destaca Emmanuel Zagury Tourinho, reitor da UFPA.

Compõem o Centro de Internacionalização a Cátedra “João Lúcio de Azevedo” (Camões, I.P. | UFPA), a Casa de Estudos Germânicos (CEG), o Centro de Recursos Didáticos de Espanhol (CRDE), a coordenação do Programa Idioma sem Fronteiras na UFPA, a Casa de Estudos Francófonos, a Casa Brasil-África e um espaço para atendimento do Instituto Confúcio. As salas desses órgãos funcionarão no Bloco E, que também abrigará um escritório para a recepção de pesquisadores e estudantes estrangeiros. No Bloco G, funcionarão a coordenação do Centro de Internacionalização e seis salas para exposições, palestras, aulas de cursos de idiomas e outras atividades a serem promovidas pelo centro.

Segundo a professora Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira, pró-reitora de Relações Internacionais da UFPA, a criação do Centro de Internacionalização “foi pensada estrategicamente pela Administração Superior da UFPA para reunir todas as representações internacionais já existentes (e que vierem a existir) na Universidade. Com a estrutura e os recursos para promover um salto de muita qualidade no processo de internacionalização da UFPA, o centro abre as portas da UFPA para o mundo”.

Sobre o Centro de Internacionalização - A criação do Centro de Internacionalização na UFPA integra a política institucional de fomento e desenvolvimento da projeção internacional da Universidade. Entre as ações dessa política, estão a composição de um Comitê de Internacionalização; a oferta de diversos cursos de idiomas, como o de mandarim, cuja primeira turma na UFPA foi iniciada em 2019; o Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI); o incentivo à criação da Associação dos Estudantes Estrangeiros (AEE) da UFPA, entre outras iniciativas.

Inauguração do Centro de Internacionalização da UFPA

Data: 5 de fevereiro de 2020

Local: Bloco G, Setor Básico da UFPA (Campus de Belém)

Texto: Divulgação