Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento realiza curso de Português Instrumental para servidores da UFPA
Início do conteúdo da página

Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento realiza curso de Português Instrumental para servidores da UFPA

  • Publicado: Quarta, 05 de Fevereiro de 2020, 17h39

í

português instrumental

Com o objetivo de capacitar os servidores em estratégias de leitura e escrita para compreensão, interpretação e elaboração de textos da área profissional, o Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC) realizará um curso de Português Instrumental. Com 10 vagas disponíveis, as aulas serão realizadas entre os dias 10 e 21 de fevereiro, das 14h às 18h, no prédio do NPTC.

Segundo Glaucia Amorim, coordenadora de Planejamento, Gestão e Avaliação (CPGA) do NPTC, o curso foi pensado para adequar o português dos servidores e dos técnicos-administrativos da UFPA. “A ideia surgiu com o objetivo de atualizar os servidores quanto às mudanças na língua portuguesa ocasionadas pela reforma ortográfica”.

Inscrições – As inscrições estão abertas até o dia 7 de fevereiro e serão realizadas por meio do envio da ficha de inscrição para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., declarando interesse. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrições.

Conteúdo – O curso será ministrado pela professora Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI). A expectativa é que, ao final do curso, os servidores se tornem capazes de reconhecer as características linguísticas e discursivas dos gêneros textuais de e-mail institucional, ofício, ata, relatórios; de listar as alterações promovidas pelo novo Acordo Ortográfico; distinguir regência nominal e verbal; detectar casos que apresentem ambiguidade e paralelismo e reescrevê-los com clareza e concisão em documentos oficiais; realizar acentuação das palavras corretamente e discutir aspectos envolvendo coerência e coesão textuais em documentos diversos.

Serviço:

Curso de Português Instrumental

Período: 10 a 21 de fevereiro

Local: Prédio do NTPC

Horário: 14h às 18h

Inscrições: enviar ficha de inscrição para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página