Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA divulga resultado de Processo Seletivo voltado para indígenas e quilombolas

• Publicado: Quinta, 06 de Fevereiro de 2020, 17h41

PSE 2020

Na tarde desta quinta-feira, 6 de fevereiro, a Universidade Federal do Pará divulgou o resultado do Processo Seletivo Especial (PSE/2020-1), destinado a candidatos indígenas e quilombolas. A seleção especial disponibilizou vagas em todos os cursos de graduação oferecidos pela Instituição e contou com um total de 68 indígenas aprovados e 474 quilombolas. Confira as listas classificados aqui.

“Este processo seletivo é importante, pois é uma forma de a Universidade trazer para dentro dela os grupos que historicamente não entrariam. Esses grupos estão longe, estão no interior do estado, estão nas aldeias, estão nas comunidades quilombolas e costumam ser distantes, e, na maioria das vezes, a política pública não chega com eficiência. Então esses grupos têm a oportunidade de entrar aqui e contribuírem conosco, com os seus conhecimentos, com os seus saberes. Para nós, é de uma importância vital. É a Universidade que se alimenta desses novos saberes, desse vigor trazido por esses grupos”, ressaltou a professora Zélia Amador de Deus, coordenadora da Assessoria da Diversidade e Inclusão Social da UFPA (ADIS),

O PSE 2020-1 ofereceu um total de 278 vagas para cada grupo (indígena e quilombola), mas, como previsto no Edital, aquelas vagas que não fossem preenchidas por um grupo poderiam ser ocupadas pelo outro grupo. Desta forma, das 210 vagas que eram destinadas aos indígenas e sobraram, 194 foram preenchidas por candidatos quilombolas.

Sobre o PSE - O Processo Seletivo Especial vem se aprimorando ao longo dos anos com a realização de reuniões que contam com a participação de representantes dos dois grupos. O objetivo é que cada vez mais o ingresso e a manutenção desses alunos na UFPA sejam facilitados e otimizados. Um dos resultados destas reuniões foi o aproveitamento das vagas não ocupadas por outro grupo.

“Eles levam da universidade muitas coisas, mas há trocas. Eles levam, mas também vêm com uma bagagem importantíssima, que coloca em xeque, às vezes, determinados conhecimentos que a universidade não entenderia. Isso transforma a nossa forma de ver o mundo, a cosmovisão, a troca com os outros, a relação interpessoal. É uma oportunidade de todos nós, da UFPA, crescermos. Então é muito importante a presença desses grupos na Universidade e em todos os cursos”, ressalta Zélia Amador de Deus.

Confira abaixo os resultados:

Lista de candidatos indígenas aprovados

Lista de candidatos quilombolas aprovados

Lista dos candidatos quilombolas aprovados para as vagas que sobraram

Texto: Maissa Trajano e Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Mkt Ascom