Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Ciclo Filosófico de Belém promove workshop de pesquisa e networking em Filosofia

• Publicado: Sexta, 07 de Fevereiro de 2020, 17h52

ciclo filosófico

O Projeto Ciclo Filosófico de Belém retoma as atividades em 2020 com um workshop de pesquisa, que vai ocorrer no dia 14 de fevereiro, às 14 horas, no Laboratório de Filosofia, localizado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA (IFCH).  Na ocasião, serão abordadas políticas editoriais; classificação Qualis de periódicos; questões relacionadas à publicação em periódicos especializados; agências de fomento; Currículo Lattes; ORCID (identificador digital); integração em mídias sociais acadêmicas para networking, como o Research Gate e Academia.edu, entre outros assuntos.

O intuito do evento é disseminar informações relacionadas com a prática, produção e difusão da pesquisa acadêmica e, para isso, foram convidados palestrantes da UFPA e de outras instituições, como as Universidades Federais de Santa Catarina (UFSC) e do Paraná (UFPR). O público-alvo do evento são os interessados em produzir pesquisa acadêmica, sejam graduandos, pós-graduandos, estudantes de Filosofia e de outros cursos, de universidades públicas ou privadas, entre outros.

A escolha do tema do workshop veio de uma série de pesquisas realizadas pelos integrantes do Ciclo Filosófico de Belém, as quais os fizeram perceber a importância do tema para pesquisadores e para a divulgação pública.

“À medida que mais um semestre letivo tem início, com ingressos tanto na graduação quanto na pós-graduação, o workshop visa, sobretudo, informar como se dá o trabalho universitário, de modo a preparar o estudante para que ele mesmo aprimore sua trajetória acadêmica. Neste sentido, o networking acadêmico é parte fundamental. Por isso ressaltamos a importância do evento expandir-se para outras Instituições de Ensino Superior”, explica a docente Loiane Verbicaro.

Ciclo Filosófico de Belém - É um projeto concebido a partir da cooperação entre cinco estudantes pertencentes ao Grupo de Pesquisa da UFPA “Nietzsche e Filosofia Contemporânea”. Tem como objetivo a difusão do conhecimento filosófico para além do ambiente universitário, suscitando discussões no seio da comunidade paraense, no que diz respeito a temas atuais e de alta relevância, para a ampla compreensão do cenário político, econômico e social do Brasil e do mundo.

I Workshop do Ciclo Filosófico de Belém

Data: 14 de fevereiro

Horário: às 14h

Local: Laboratório de Filosofia, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH (Setor Básico do Campus da UFPA em Belém)

Não é necessário inscrever-se no workshop. Haverá certificação aos participantes.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA