Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Prazo para submissão de proposta ao Pibex 2020 termina quarta-feira, 12
Início do conteúdo da página

Prazo para submissão de proposta ao Pibex 2020 termina quarta-feira, 12

  • Publicado: Sexta, 07 de Fevereiro de 2020, 17h52

Pibex 2020

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (Proex) recebe, até o dia 12 de fevereiro, a submissão de propostas para o Programa Institucional de Bolsas de Extensão – Pibex. O programa tem como objetivos o fomento ao desenvolvimento de projetos de extensão universitária; a concessão de bolsas de extensão a discentes de graduação, como forma de apoio à formação acadêmica, propiciando vivência extensionista integradora e o apoio às práticas extensionistas supervisionadas e interdisciplinares, priorizando a intervenção de estudantes na aplicação de conhecimentos numa dada realidade social.

No âmbito do Edital Pibex, serão disponibilizadas 350 bolsas no valor de R$400,00, com duração de 12 meses, válidas de março de 2020 a fevereiro de 2021. As bolsas que vão integrar os projetos contemplados serão distribuídas da seguinte forma: 200 (duzentas) bolsas que deverão ser alocadas para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica (ação afirmativa) e 150 (cento e cinquenta) bolsas de ampla concorrência (caráter universal).

As propostas devem ser enviadas por docentes e técnicos-administrativos com nível superior, na condição de Coordenadores de Projetos, por meio de preenchimento de formulário e anexação de documentos pelo Sistema de Gerenciamento das Ações Extensionistas (Sisae). O prazo para envio se estende até o dia 12 de fevereiro.

Serão aceitos projetos envolvidos nas seguintes áreas temáticas: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho. As propostas apresentadas, obrigatoriamente, deverão estar vinculadas aos Projetos Pedagógicos de Curso - PPC  de Graduação das Unidades Acadêmicas dos seus proponentes.

Extensão Universitária - No âmbito da UFPA, conforme o disposto no artigo 1º da Resolução CONSEP N° 3.298/2005 e em consonância com a Resolução CNE/MEC nº 7/2018, a extensão universitária é compreendida como um conjunto de atividades acadêmicas, de caráter múltiplo e flexível, que se constitui em um processo educativo, cultural e científico articulado com o ensino e com a pesquisa, que viabiliza, por ações concretas e contínuas, a relação transformadora entre a universidade e a sociedade.

Por Projeto de Extensão, entende-se ação formalizada com objetivo específico e prazo determinado, visando ao resultado de mútuo interesse, para a sociedade e para a comunidade acadêmica, conforme o que estabelece o inciso II, do artigo 7º, do Decreto nº 7.416 de 2010, e o artigo 8º, II, da Resolução CNE/MEC nº 07/2018

Serviço:

Edital para seleção de propostas ao programa Pibex

Prazo para envio das propostas: 12 de fevereiro

Deve ser feito pelo Sistema de Gerenciamento das Ações Extensionistas (Sisae).

Mais informações estão disponíveis no edital.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Mkt ASCOM

registrado em:
Fim do conteúdo da página