Página inicial > Ultimas Notícias > Biblioteca Central recebe minicurso do Projeto Littera

Biblioteca Central recebe minicurso do Projeto Littera

• Publicado: Segunda, 10 de Fevereiro de 2020, 17h21

littera 2

No dia 12 de fevereiro, o auditório da Biblioteca Central da UFPA (BC) vai receber mais uma edição do Projeto Littera: Literaturas Germânica e Brasileira, sob a temática “Lispector Adaptadora: o Público Infantojuvenil em Questão”. O minicurso terá como facilitadora a professora Thaís Amorim. São disponibilizadas 50 vagas. Para participar, os interessados devem se inscrever aqui.

A temática escolhida é resultado das pesquisas que serviram de base para a tese de doutorado da professora Thaís Amorim. No minicurso, a facilitadora discutirá a teoria da tradução e adaptação com base no fazer tradutório e adaptativo de Clarice Lispector em uma narrativa particular: a sátira de Jonathan Swift, autor de grandes obras, como As Viagens de Gulliver.

“Tal reflexão inscreve-se na proposta do Littera, que é um projeto com vistas a discutir a Literatura em suas mais diversas abordagens, oportunizando aos graduandos um espaço de discussão e debate sobre a literatura local, nacional e mundial”, pontua a docente.

Inscrições - Para se inscrever no minicurso, os interessados devem preencher o formulário on-line, com nome completo, instituição em que estudam e e-mail. As inscrições são gratuitas. O público-alvo do evento são as pessoas da área de Letras, contudo, por ter temática livre, alunos e interessados na cultura e, especialmente, literatura alemã e brasileira podem participar do minicurso. Haverá certificado de participação aos inscritos.

Littera - O Projeto Littera oferece minicursos gratuitos mensalmente sobre as literaturas alemã e brasileira. Existe desde 2013 e tem a coordenação da professora da Casa de Estudos Germânicos da UFPA (CEG) e fundadora do projeto, Patricia Cezar da Cruz. As discussões realizadas no âmbito do projeto estão alinhadas a projetos de pesquisa dos ministrantes, portanto os debates servem como um estímulo à pesquisa em Literatura.

Os minicursos oferecidos têm a proposta de serem realizados em um dia, com carga horária de quatro horas. Durante sua duração, serão utilizados recursos como folders explicativos, trechos de obras que serão lidas, vídeos sobre os assuntos abordados nos referidos minicursos e serão finalizados sempre com uma discussão sobre o tema que foi abordado.

Minicurso “Lispector Adaptadora: o Público Infantojuvenil em Questão”

Data: 12 de fevereiro

Horário: 14h às 18h

Local: auditório da Biblioteca Central da UFPA (Setor Básico do Campus da UFPA em Belém)

Inscrições: gratuitas. Devem ser feitas aqui.

Mais informações podem ser conferidas no site do Projeto Littera.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA