Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições para Cursos Livres de Música terminam quarta-feira, 19

Inscrições para Cursos Livres de Música terminam quarta-feira, 19

• Publicado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 18h09

Escola de Mùsica

A Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) está com inscrições abertas para os Cursos Livres de Música. São oferecidos 15 cursos para candidatos iniciantes ou com conhecimento musical prévio. As aulas são presenciais e terão início no primeiro semestre, de 16 de março a 19 de junho. As inscrições vão até o dia 19 de fevereiro e serão feitas exclusivamente on-line, aqui. Mais informações podem ser conferidas no edital.

Os Cursos Livres de Música fazem parte de um projeto de extensão da EMUFPA, que tem como objetivo atender à demanda de formação musical inicial anterior aos cursos técnicos. As aulas serão ministradas com carga horária semanal de duas horas.

Para 2020, são ofertados cursos de Bateria, Canto Lírico, Canto Lírico - Manutenção Técnica, Canto Popular, Clarinete, Contrabaixo Elétrico, Flauta Transversal, Piano, Saxofone, Trompa, Trompete, Tuba e Eufônio, Viola de Arco e Violoncelo.

Inscrições - Para se candidatar, é necessário que o interessado preencha o Formulário de Inscrição, siga as instruções para fazer a emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) no site do Tesouro Nacional, e pague a taxa de R$ 50,00 no Banco do Brasil, até o dia 19 de fevereiro.

Para efetuar a inscrição, o candidato deve anexar no formulário os seguintes documentos: cópia da GRU, cópia do comprovante de pagamento e cópia do CPF (ou cópia da Carteira de Identidade que possua a numeração do CPF, ou cópia da Carteira Nacional de Habilitação).

Seleção - A seleção será feita por meio de testes de aptidão ou exames práticos, dependendo do módulo, os quais serão realizados no dia 1º de março, em dois horários: pela manhã, das 8h às 12h; e pela tarde, das 14h às 18h. Os alunos tomarão conhecimento do horário da prova na homologação, que ocorrerá até o dia 26 de fevereiro.

Não serão disponibilizados instrumentos para a realização do Processo Seletivo, por esta razão, os candidatos deverão levar o instrumento musical do curso que pretendem fazer, com exceção dos alunos de piano.

Para iniciantes, a seleção ocorrerá por meio de teste de aptidão para verificar a resposta aos estímulos musicais. Já para os candidatos com conhecimento prévio, a avaliação vai se dar por meio de teste de execução musical. As matrículas dos aprovados serão feitas no período de 5 a 13 de março, no prédio da EMUFPA.

EMUFPA - A Escola de Música da UFPA fica localizada na avenida Conselheiro Furtado, em Belém. Ela oferece cursos livres e técnicos periodicamente, além de espetáculos e concertos musicais. A EMUFPA promove também o fortalecimento das ações de pesquisa e extensão, por meio de grupos e projetos.

Entre os grupos residentes da EMUFPA estão a Orquestra Sinfônica Altino Pimenta, a Orquestra Sinfônica Paulo Keuffer, a Orquestra de Violoncelistas da Amazônia, a Orquestra Infantil de Violinistas Lícia Arantes, a Orquestra Infantojuvenil Helena Maia, a Orquestra Concertistas da EMUFPA, a EMUFPA Jazz Band, a SAM Band Pará, a Banda Sinfônica da EMUFPA, a UFPA Cello Ensamble, o Quinteto de Sopros, Duo Azulay e o Trio de Jazz da EMUFPA.

Inscrições para o Processo Seletivo dos Cursos Livres de Música da EMUFPA

Data: até as 18h do dia 19 de fevereiro

Taxa de Inscrição: R$50,00

Inscrições exclusivamente via formulário on-line.

Data do Processo Seletivo: 1º de março

Período de matrícula dos selecionados: de 5 a 13 de março

Período das aulas: de 16 de março a 19 de junho

Mais informações podem ser consultadas no edital.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Arquivo Ascom