Página inicial > Ultimas Notícias > Progep oferta curso de Libras para servidores

Progep oferta curso de Libras para servidores

• Publicado: Segunda, 17 de Fevereiro de 2020, 18h03

LIBRAS UFPA

Estão abertas as inscrições para o curso de Libras, que ocorrerá de 11 de março a 10 de junho, das 13h às 16h30, no prédio do Capacit. O curso é uma parceria da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), com o Projeto de extensão “Libras para objetivos específicos” coordenado pela professora. Ellen Susan Formigosa.

Ellen Formigosa é mestre na área de Ciências da Linguagem, especialidade Didática das línguas estrangeiras (2015) pela Université Vincennes Saint Denis-Paris 8, França. Atualmente ela é professora de Língua de Sinais Brasileira, didática e método de ensino-aprendizagem de Língua de Sinais da Universidade Federal do Pará, e tem experiência na área de pesquisa de variação linguística de LS e ensino-aprendizagem de LS para surdos e ouvintes.

O evento de capacitação é voltado para servidores técnico-administrativos e docentes da UFPA, além de servidores públicos externos, com o objetivo de capacitá-los a desenvolverem habilidades e competências na língua de sinais, de acordo com os objetivos específicos para servidores públicos e conforme a abordagem comunicativa ao ensino de Libras para ouvintes. Para a realização do evento,  a coordenadora Ellen Formigosa contará com o auxílio dos alunos participantes do projeto.

Ao final do curso, os servidores deverão ser capazes de adquirir os conhecimentos básicos fundamentais de Libras de forma a apresentar os subsídios necessários ao atendimento do público surdo. O evento possibilitará a construção do conhecimento especificamente na área de surdez e a Libras como troca de experiência no trabalho, de forma a agir no desenvolvimento do uso de Libras dentro da Instituição.

Inscrições -  Os interessados em participar do curso devem realizar sua inscrição pelo SIGRH, até o dia 2 de março. Basta fazer o login na plataforma, clicar no ícone "Capacitação", escolher a opção "inscrições" e inscrever-se no evento. Estão disponíveis apenas 30 vagas, entre estas, 20 são destinadas aos servidores da UFPA e as demais aos servidores públicos externos, caso o número de inscritos ultrapasse esse montante, serão considerados para a seleção os critérios estabelecidos no Plano de Ações de Capacitação.

Curso de Libras

Período das inscrições: de 17 de fevereiro a 2 de março.

Início do curso: 11 de março

Local: Prédio do Capacit