Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe e acolhe novos alunos na Semana do Calouro 2020
Início do conteúdo da página

UFPA recebe e acolhe novos alunos na Semana do Calouro 2020

  • Publicado: Segunda, 02 de Março de 2020, 17h29

 03.03.2020 Acolhimento de Calouros Foto Alexandre de Moraes site 20

Calouros e calouras da Universidade Federal do Pará receberam as boas-vindas nesta segunda-feira, 2 de março, na abertura da Programação da Semana do Calouro 2020, que marca o início do calendário acadêmico para quem ingressa, este ano, na Instituição. Com o tema “Desafios de uma UNIVERSIDADE na AMAZÔNIA”, os calouros foram recebidos no Centro de Eventos Benedito Nunes. O primeiro dia da programação contou com a saudação do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, além de palestras, aula magna e atividades culturais.

Além do reitor, a mesa de boas-vindas contou com a presença do pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg), Edmar Costa; do pró-reitor de Extensão (Proex), Nelson Júnior; da pró-reitora de Relações Internacionais (Prointer), Marília Ferreira; e do diretor de Arte e Cultura (Dac/Proex), Miguel Santa-Brígida. Os estudantes puderam conhecer um pouco de cada unidade, ganhando intimidade com as rotinas e os funcionamentos da Instituição.

03.03.2020 Acolhimento de Calouros Foto Alexandre de Moraes site 6O reitor Emmanuel Tourinho ressaltou a importância do papel desempenhado pela universidade pública na sociedade e disse que a instituição é uma construção coletiva, da qual participa toda a comunidade, incluindo os novos calouros. O gestor apresentou a UFPA aos novos alunos mostrando que somos uma instituição multicampi - com ampla atuação em todo o estado do Pará, presente em mais de 70 municípios - que é, relativamente, jovem, mas, aos 62 anos, tem grande abrangência e destaca-se como a principal instituição de pesquisa de toda a Pan-Amazônia.

“Vocês encontrarão aqui um ambiente rico de experiências, muito além do que está previsto no percurso curricular dos cursos que escolheram. Além das atividades programadas pelos próprios cursos, há um conjunto de oportunidades de formação, em palestras, debates, seminários com pessoas de todos os lugares do Brasil e do exterior. São atividades científicas, culturais, políticas e acadêmicas importantes para que a formação de vocês seja abrangente e possibilite a compreensão dos grandes problemas com os quais lidarão quando saírem da Universidade”, afirmou.

03.03.2020 Acolhimento de Calouros Foto Alexandre de Moraes site 15Compromisso - Tourinho destacou, ainda, a expectativa de que os novos calouros encontrem, mais do que a formação profissional, também uma formação cidadã, salientando que a cultura do respeito e da valorização da diversidade é um esforço e um compromisso contínuo da Instituição no combate ao preconceito e à discriminação.

“Somos uma universidade para todas e todos, que recebe pessoas de todas as origens, de todas as culturas, com diversas visões de mundo, e isso torna o nosso ambiente muito mais rico. Esperamos que saiam daqui como cidadãos, que desempenhem funções de liderança na sociedade e que se tornem parceiros nossos no desafio que temos de construir uma sociedade mais justa, igualitária, com oportunidades para que todas as pessoas vivam com dignidade. Temos uma equipe que trabalha arduamente para oferecer a vocês o que há de melhor em educação, ciência e cultura. Cabe a vocês também explorarem tudo o que temos a oferecer. A partir de hoje, vocês também são construtores da UFPA”, concluiu o reitor.

03.03.2020 Acolhimento de Calouros Foto Alexandre de Moraes site 17Inclusão - Na perspectiva da inclusão, a programação seguiu com a apresentação, por parte da professora Izabel Cabral, da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social (ADIS), responsável, desde 2017, pelo planejamento, pela coordenação, pela definição, pela implementação e pelo acompanhamento de políticas de ações afirmativas na UFPA, o que torna a Instituição referência na representatividade de estudantes indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e, mais recentemente, de imigrantes, refugiados e apátridas.

Houve, ainda, a manifestação do movimento estudantil, representado pela coordenação do Diretório Central dos Estudantes (DCE), os discentes Beatriz Caminha e Tel Guajajara, e pela diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão da União Nacional dos Estudantes (UNE), a discente Ellana Silva.

Neste primeiro dia, que recepcionou calouros(as) da grande área de Ciências Exatas e da Terra e também as Engenharias, a aula magna, com o título “Como construir cidades para nosso futuro comum? Urbanização, mudanças climáticas e tecnologias para a Amazônia”, foi proferida pela professora doutora Roberta Menezes Rodrigues, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, do Instituto de Tecnologia da UFPA.

03.03.2020 Acolhimento de Calouros Foto Alexandre de Moraes site 11A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação também promoveu a certificação dos primeiros colocados e habilitados de cada curso. No encerramento, houve o concerto do Coral de Sax da Escola de Música da UFPA, liderado pelo professor Marcos Cardoso. 

Para o pró-reitor de Ensino de Graduação, Edmar Costa, dois dos mais emblemáticos eventos da Instituição ocorrem nesse mesmo período: a Semana do Calouro, que marca a entrada dos novos alunos, e as Cerimônias de Colação de Grau, quando a UFPA entrega os novos profissionais formados para a sociedade.

“Neste evento, esperamos que os novos alunos possam experimentar, pela primeira vez, o pertencimento a esta grande instituição, que é a UFPA. Durante quatro dias, divididos de acordo com as quatro grandes áreas do conhecimento, esses alunos serão recebidos e conhecerão um pouco mais sobre a Universidade. O objetivo da Semana do Calouro é apresentar, de forma organizada, quais as oportunidades disponíveis para o percurso acadêmico dos estudantes, além de levá-los a conhecer os programas de inclusão, internacionalização, pesquisa, ensino e extensão”.

A programação da Semana do Calouro segue até o dia 5 de março. Para conferir a programação completa, clique aqui.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página