Página inicial > Ultimas Notícias > PPGEDAM apresenta pesquisa sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar em Marapanim

• Publicado: Quarta, 04 de Março de 2020, 17h38

marapanim alimentacao escolar 2

Nesta terça-feira, 3 de março, foi realizada a apresentação da pesquisa sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no auditório da Secretaria de Ação Social de Marapanim. Na ocasião, Tahnity Haarad, egressa do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), apresentou uma Nota Técnica (NT) para auxiliar a gestão municipal na funcionalidade do PNAE em Marapanim e, dessa maneira, promover o desenvolvimento local com o fornecimento de alimentos da agricultura familiar local.

Na programação do evento, os professores Ronaldo Mendes e Wagner Barbosa apresentaram os serviços de ensino e extensão do Núcleo de Meio Ambiente e do PPGEDAM. Já a professora Rosana Maneschy apresentou as ações do Grupo de pesquisa Tauã.

Para acompanhar a apresentação, estiveram presentes agricultores locais; técnicos das Secretarias de Agricultura, Educação, Comunicação e Administração; além de representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater)  e assessores que trabalham no auxílio das alterações do Plano Diretor do município.

Sobre a Nota Técnica - A Nota é fruto da dissertação de mestrado da egressa, que teve como objetivo analisar o processo de implementação do PNAE no município de Marapanim, tomando como referência a gestão do programa em nível local, as organizações envolvidas e o perfil da produção de alimentos. O trabalho foi orientado pela professora Rosana Maneschy e coorientado pelo professor Wagner Barbosa.  "Existe uma oferta muito grande de alimentos que os agricultores podem fornecer à merenda escolar e não estão sendo contemplados ainda nas chamadas públicas", explica Rosana Maneschy.

A professora esclarece que "é uma questão de organizar melhor a gestão para a articulação entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Agricultura e também para a estruturação de informação sobre os agricultores: o que eles produzem, onde estão, a sazonalidade de oferta de produtos ao longo do ano etc., de forma que possam subsidiar a nutricionista da Secretaria de Educação na elaboração dos cardápios mais adequados para ter um aproveitamento melhor daquilo que é produzido no município, além de gerar renda para os agricultores e auxiliar o município no processo de desenvolvimento local".

Para ter acesso completo à dissertação, clique aqui

Texto e fotos: Assessoria NUMA