Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Roteiros Geo-Turísticos realiza edição especial para Calouros 2020

Projeto Roteiros Geo-Turísticos realiza edição especial para Calouros 2020

• Publicado: Quinta, 05 de Março de 2020, 18h20

Roteiros Geo Turisticos Foto Marcos André Costa

Neste sábado, dia 7, o Projeto de extensão Roteiros Geo-Turísticos irá realizar uma edição especial de integração dos novos alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA), que irá percorrer o bairro Cidade Velha. A saída será do Forte do Castelo, às 8h30, e as inscrições podem ser feitas aqui, gratuitamente.

Organizado pelo Grupo de Estudo de Geografia do Turismo (GEOTur) da UFPA, o evento visa proporcionar aos calouros e aos moradores da Região Metropolitana de Belém uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a importância social, política e econômica da área percorrida, bem como visitar os patrimônios culturais da Cidade Velha.

“É de grande importância para a sociedade valorizar a história da Região Metropolitana de Belém. Assim, nesta edição, os novos universitários irão entender um pouco sobre a expansão geográfica da cidade e conhecer alguns dos pontos turísticos da região”, explica a coordenadora do projeto, professora Goretti Tavares.

Roteiro - A caminhada turística se inicia no Forte do Castelo, às 8h30min, e seguirá o seguinte trajeto: Feira do Açaí, Complexo Feliz Luzitânia, Rua Siqueira Mendes, Praça e Igreja da Sé, Rua Joaquim Távora - Largo e Igreja de São João, Rua Tomázia Perdigão, Palácio do Governo, Prefeitura, Praça Dom Pedro II e, por fim, a chegada ao Museu do Círio - IHGP

Para os interessados em participar do trajeto, algumas observações e recomendações importantes são feitas pela coordenação do GGeoTur, como usar tênis, boné, protetor solar e roupas leves, e, se possível, levar guarda-chuva ou capa, pois a caminhada pode ser realizada mesmo com chuva. Durante o passeio, não haverá entrada nos prédios.

Geo-Turísticos - Premiado nacionalmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2016, na categoria de Projetos de Iniciativas de Excelência em Promoção e Gestão Compartilhada do Patrimônio Cultural, o Projeto Roteiros Geo-Turísticos existe há oito anos e conta com dez roteiros desde sua primeira edição, em 2011, passando por pontos turísticos da cidade e de grande valor histórico para a população paraense, como  Ver-o-Peso, Belle Époque, Campina, Reduto, Batista Campos, Umarizal e Estrada de Nazaré.

Os roteiros também ocorrem fora do centro de Belém, em experiências coordenadas por professores colaboradores, como em Cametá, coordenado pelo professor do curso de Geografia da UFPA José Carlos Cordovil, e em outras cidades, como Altamira, Marabá, Vigia e Ponta de Pedras.

Serviços:

Edição do Projeto de extensão Roteiros Geo-Turísticos

Data: 7 de março de 2020

Local: saída do Forte do Castelo

Hora: às 8h30

O projeto também conta com um canal no youtube.

Inscrições, acesse aqui.

Texto: Gilberto Moura – Assessoria de Comunicação da UFPA