Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe pesquisadores internacionais para seminário sobre os impactos da mineração em comunidades locais
Início do conteúdo da página

UFPA recebe pesquisadores internacionais para seminário sobre os impactos da mineração em comunidades locais

  • Publicado: Sexta, 06 de Março de 2020, 17h50

Seminário Internacional tarja superior 1

No dia 10 de março, das 8h30 às 13h30, a Universidade Federal do Pará (UFPA) irá receber o Seminário Internacional “Os desafios da Licença Social para operar no setor de mineração em contextos de vulnerabilidade social”, com a presença dos professores Maria Amélia Enriquez, Jacques Demajorovic, André Xavier, Antônio Aledo. A conferência é gratuita, aberta ao público e será realizada no Centro de Internacionalização da UFPA. As inscrições podem ser realizadas on-line aqui ou no local do evento.

O seminário tem como objetivo fornecer uma reflexão crítica sobre os desafios e as oportunidades que a mineração acarreta para as comunidades dispostas em áreas de influência da atividade mineira, além de discutir os riscos para o setor privado e para os governos. Esta temática foi escolhida em virtude de os desastres que envolveram as barragens em Mariana e Brumadinho terem demonstrado ainda uma falta de transparência nas informações e dificuldade na gerência dos riscos socioambientais no setor de mineração.

“As palestras têm como objetivo debater o controle social dos projetos de mineração por parte de comunidades em contextos de vulnerabilidade, minimizando os riscos de suas ações e maximizando os benefícios para a população. O evento também contará com a presença de grupos de pesquisa como o MinAmazônia, o Gepid,o PPGGP, entre outros”, explica a professora Maria Amélia, coordenadora do evento.

Segundo a organização, em contextos de vulnerabilidade, o empoderamento das comunidades locais emerge como um elemento fundamental para o desenvolvimento de novas estratégias na relação com mineradoras e empresas que atuam nesse segmento. Por este motivo, entender esse cenário se torna importante para que agências reguladoras e órgãos implementadores de políticas públicas possam responder adequadamente às necessidades atuais da sociedade.

Sobre os Palestrantes -  Maria Amélia Enríquez é economista e PhD em desenvolvimento sustentável. Professora da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Pará, ela é autora do livro. Mineração: maldição ou dádiva? O dilema do desenvolvimento das regiões de base mineral. Entre 2009-2015, atuou como membro científico do Painel Internacional de Recursos (International Resources Panel), uma entidade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep), voltada ao estudo, ao debate e à difusão do conhecimento científico dos recursos naturais e sua interação com a sociedade.

Jacques Demajorovic é doutor em Educação e atua, desde 1990, na área ambiental, desenvolvendo projetos nas áreas de resíduos sólidos, ecoeficiência planejamento e gestão ambiental. Suas linhas de pesquisa incluem projetos sobre logística reversa, educação e inovação para sustentabilidade, turismo e sustentabilidade e licença social para operar. Em 2012, foi vencedor do Prêmio Santander Práticas de Educação para Sustentabilidade para inserção da sustentabilidade nos cursos de Administração. É editor da Revista de Gestão Social e Ambiental. Em 2016, teve projeto de pesquisa aprovado no Edital Vale para o desenvolvimento da pesquisa "Fatores determinantes da licença para operar e métrica de avaliação do nível de aceitação social por parte das comunidades locais".

André Xavier  é doutor em Engenharia de Minas  e seus tópicos de pesquisa estão relacionados com responsabilidade social corporativa implementados por pequenas e médias empresas e seus impactos em comunidades locais. Especialista em fechamento de minas, sua pesquisa de doutorado deu ênfase aos aspectos socioeconômicos de fechamento de minas, desenvolvimento econômico local e diversificação econômica. Atualmente, ele é professor no Norman B. Keevil Institute of Mining Engineering da Universidade de British Columbia e atua lecionando e pesquisando temas relacionados com responsabilidade social, mineração e desenvolvimento sustentável.

Antônio Aledo é doutor em Sociologia e atua como professor titular de Sociologia do Meio Ambiente da Universidade de Alicante. Suas pesquisas focam as relações entre a sociedade e o meio ambiente, com especial atenção aos megaprojetos e seus impactos (infraestrutura, represas, mineração e projetos urbanos turísticos). O professor já participou de diversos cursos e seminários falando sobre o impacto social e as metodologias participativas em universidades do Brasil, do México, do Chile, de Cuba, da Bolívia, da Nicarágua, da Costa Rica e de Porto Rico.

Texto e arte: Divulgação Prointer

registrado em:
Fim do conteúdo da página