Página inicial > Ultimas Notícias > Rádio Web UFPA apresenta programas com debates sobre questões de gênero

Rádio Web UFPA apresenta programas com debates sobre questões de gênero

• Publicado: Sábado, 07 de Março de 2020, 15h10

Rádio Web

O Projeto Rádio Web UFPA lança, a partir do mês de março, uma programação inédita. Com onze anos de atividades, a Rádio Web segue firme no propósito de informar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral sobre os projetos desenvolvidos pela Instituição nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Além do destaque dado aos temas que precisam ser debatidos pela sociedade, a webemissora também valoriza o entretenimento, principalmente com a intenção de valorizar o trabalho de artistas locais.

A programação da Rádio Web UFPA funciona 24h por dia, com os seguintes programas: UFPA Debate, UFPA Ensino, UFPA pesquisa, UFPA Comunidade, UFPA na Madrugada, UFPA Entrevista, UFPA Notícias, Universidade Multicampi, Saest e Você, Espaço Experimental, Memória Musical, Bate-Papo Musical, Escurinho no Cinema e uma vasta programação informativa nos intervalos.

Debates de interesse social – Um exemplo do trabalho realizado está presente na proposta do programa UFPA Debate, que pauta as principais discussões da atualidade e propõe uma discussão com pesquisadores, instituições públicas e representantes de movimentos sociais.

No início do mês de março, o programa apresentou discussões relacionadas com questões que emergem no contexto do Dia Internacional da Mulher. O primeiro programa, realizado de 2 a 7, debateu o tema “Feminicídio: crimes que matam mulheres”.

O debate contou com a participação de Vivi Reis, fisioterapeuta, integrante do movimento nacional de Juventude Juntos, do coletivo feminista Juntas e da Rede de Emancipação Popular,  de Nathália Kawage, jornalista e mestre em Ciências da Comunicação pela UFPA, com experiência na abordagem de questões de gênero, e, ainda, Franklin Lobato Prado, titular do cargo de 3º promotor de Justiça de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e coordenador do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Núcleo Mulher).

Ao longo do programa, o promotor Franklin Lobato alertou para o que a cultura do machismo e da violência contra a mulher provoca: “Primeiro, o cara fala alto; depois, ele dá um tapa; depois, ele dá um empurrão; depois, um soco; depois, uma facada e dá um tiro. É preciso combater esse ciclo da violência”, apontou o promotor, que destacou a necessidade de combater o feminicídio com base em dois pilares: a conscientização do homem e a qualificação profissional da mulher.

Outra discussão proposta pelo UFPA Debate neste mês vai ao ar de 9 a 14 de março. Com o tema “Desconstrução do ideal de masculinidade”, a atração conta com a participação de Eric Alvarenga, professor do curso de Psicologia da UFPA e coordenador do Grupo de Estudos em Saúde na Amazônia, e do grupo Homens, Gênero e Saúde na Amazônia; de Fábio Estumano, coordenador do Projeto Conscientiza, criado no IFPA, com o objetivo de despertar a consciência crítica sobre questões contemporâneas.

Para Eric Alvarenga, desde a infância, é convencionado que existe apenas uma forma de ser homem, uma masculinidade hegemônica, mas defende que atualmente “a gente já consegue pelo menos falar que não existe apenas uma maneira de ser homem, existem várias, e isso é muito importante de ser frisado”, afirma.

O programa tem ainda Carlos José Rosa, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGA-UFPA) e participante do Grupo de Pesquisa Sexualidades, Corpo e Gênero (Sexgen).

Para acompanhar essas e outras discussões no UFPA Debate, acesse o site da Rádio Web nos dias de exibição: toda segunda-feira, às 10h e às 21h; na quarta-feira, às 19h, e no sábado, às 11h. Além disso, o site disponibiliza o áudio para streaming e download, para que o ouvinte possa acompanhar a qualquer momento.

Texto e arte: Divulgação Rádio Web