Página inicial > Ultimas Notícias > Programa promove atividades que visam à inclusão social de idosos

Programa promove atividades que visam à inclusão social de idosos

• Publicado: Terça, 10 de Março de 2020, 18h25

03.11.2008 Dinâmica de Grupo UNITERCI Fotos Alexandre Moraes

Nos próximos dias 17 e 18 de março, o Programa de Extensão Universidade da Terceira Idade da UFPA (Uniterci) irá receber inscrições de novos integrantes. O programa realiza atividades que trabalham na orientação e no acompanhamento de idosos na perspectiva da inclusão social. As inscrições são grátis e podem ser feitas presencialmente, das 8h30 às 12h, na sala do Uniterci, que fica no bloco M do Setor Profissional da UFPA.

A Uniterci tem como eixo central conhecer, analisar e intervir nos impactos do envelhecimento na sociedade paraense e amazônica. Em funcionamento desde 1991 no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFPA, o programa desenvolve atividades com homens e mulheres a partir dos 55 anos. Entre as ações estão palestras, oficinas, visitas, aulas interativas, vídeos, entre outras ações que possibilitem a discussão das dimensões biológica, psicológica e social do envelhecimento humano.

“Depois que me aposentei, pensava que já teria feito tudo na vida. Engano meu. O Programa Uniterci me ajudou a entender o processo do envelhecimento, a partir do momento que tive consciência de que envelhecer não é só abandonar o trabalho, a vida social e o lazer, mas sim levar uma vida ativa, produtiva e com felicidade. Ser uma mulher empoderada. Tive a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, melhorar minhas relações sociais e, com isso, ter uma velhice bem-sucedida”, afirma Antônia Catarina Costa, participante do programa.

Inscrição – As inscrições são grátis e irão ocorrer das 8h30 às 12h, nos dias 17 e 18 de março de 2020, na sala do Programa Uniterci, que fica no bloco M do Setor Profissional da UFPA (próximo ao Restaurante Universitário do Profissional). Para realizar a inscrição, é necessário ter idade a partir de 60 anos e levar cópias do RG, CPF e comprovante de residência.

Uniterci - O Programa de Extensão Universidade da Pessoa Idosa (Uniterci/UFPA), vinculado à Faculdade de Serviço Social e ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, realiza, há 28 anos, diversas atividades com os idosos (aproximadamente 300 pessoas, que alcançaram, por meio do programa, possibilidades de transcendência dos limites socialmente criados à sua condição de pessoa idosa).

“O programa identifica e cria formas de valorizar a autoestima e investe em ações pedagógicas e políticas públicas de proteção social advindas da Constituição Federal e da Política Nacional do Idoso e do Estatuto do Idoso. Representa o protagonismo da UFPA em seu compromisso com todos os segmentos populacionais do estado e da Região Amazônica por intermédio da tríade Ensino, Pesquisa e Extensão”, explica o professor Luciano Silva Gomes, coordenador do programa.

Além do professor, a equipe técnica é composta por três bolsistas de Iniciação Científica, quatro estagiárias, três profissionais voluntárias, além de ter como instituições parceiras os Hospitais Barros Barreto e Bettina Ferro, a Faculdade de Fisioterapia (FFTO/UFPA), a Faculdade de Enfermagem (FAENF/UFPA), a Faculdade de Serviço Social (FASS/UFPA), a Faculdade de Turismo (FACTUR/UFPA), o Instituto de Educação (ICED/UFPA), o Instituto de Tecnologia (ITEC/UFPA) e o Instituto de Cultura e Artes (ICA/UFPA).

Inscrições para o Programa de Extensão Universidade da Terceira Idade (Uniterci) da UFPA

Data: 17 e 18 de março

Hora: das 8h30 às 12h

Local: Sala do Uniterci - MP03, no bloco M do Setor Profissional da UFPA - Próximo ao Restaurante Universitário do Profissional (RU Profissional).

Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes