Página inicial > Ultimas Notícias > Espaço Braille proporciona mais acessibilidade aos usuários da Biblioteca Central da UFPA

• Publicado: Quarta, 11 de Março de 2020, 15h33

09.07.2019 Espaço Braile Biblioteca Central Fotos Lucas Brito SITE

A Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará disponibiliza, desde 1996, um espaço em que os usuários podem ler as obras em braile e escutar audiolivros. Atualmente, o acervo do Espaço Braille mantém 145 títulos, entre livros e periódicos escritos em grafia braile. O local fica nas dependências da Biblioteca Central, próximo à Sala da Amazônia, e é destinado aos estudantes, com preferência para discentes da UFPA que possuem alguma deficiência visual, como cegueira e baixa visão.

373 212 09.07.2019 Espaço Braile Biblioteca Central Fotos Lucas Brito SITE 1O Espaço Braille possui ainda computadores equipados com os Sistemas Dosvox, NVDA (leitores de tela) e SuperNova (software para ampliar até 64 vezes o conteúdo da tela), além de Impressora braille, lupas manuais e eletrônicas, entre outras ferramentas que promovem a acessibilidade aos usuários.

A aluna Siblya Gomes, do curso de História, é frequentadora do Espaço Braille desde 2013, quando entrou na UFPA. Ela lembra que, sem o local, teria dificuldades no acesso ao material de estudo, visto que, lá, até 2015, era o único lugar que fazia adaptação de materiais para os estudantes cegos e com baixa visão, o que mudou quando surgiu o NIS (Núcleo de Inclusão Social), que hoje é a CoAcess (Coordenadoria de Acessibilidade da UFPA).

373 212 09.07.2019 Espaço Braile Biblioteca Central Fotos Lucas Brito SITE 2“Eu contei muito com o Espaço Braille não só para a adaptação de textos mas também para a normalização dos trabalhos acadêmicos que eu fazia, correção de textos, pesquisas em sites inacessíveis, que é algo comum em nossa realidade”, afirma a discente.

Para acessar o espaço, é necessário fazer cadastro, a fim de conhecimento das demandas, das necessidades e dos dados pessoais do estudante interessado, por meio de uma breve entrevista.

“A biblioteca se predispõe a disponibilizar o material bibliográfico para o aluno. Nós, aqui, acessibilizamos o material bibliográfico para o aluno deficiente visual”, conta a bibliotecária Cesarina Raiol, que, junto com bolsistas, faz o acolhimento e o auxílio dos frequentadores do espaço. O local, que também é aberto aos pesquisadores da área, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Espaço Braille da Biblioteca Central

Horário de funcionamento: das 8h às 20h (de segunda a sexta-feira).
Local: Biblioteca Central da UFPA (Setor Básico do Campus Belém).
É necessário realizar cadastro para fazer uso do espaço.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Lucas Brito