Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Cartilhas digitais orientam população e profissionais de saúde sobre cuidados no combate ao novo coronavírus
Início do conteúdo da página

Cartilhas digitais orientam população e profissionais de saúde sobre cuidados no combate ao novo coronavírus

  • Publicado: Segunda, 30 de Março de 2020, 15h30

Cartilhas Covid

Diante da pandemia mundial do novo coronavírus, docentes da Universidade Federal do Pará disponibilizaram cartilhas digitais que explicam como as pessoas podem se proteger do novo coronavírus (COVID-19). O Doutor Ademir Ferreira da Silva Júnior, que é  especialista em segurança do paciente e professor da Faculdade de Medicina do Campus Universitário de Altamira, lidera a equipe que elaborou as cartilhas.

A primeira cartilha intitulada “Conhecendo o Covid-19: Cidadão esclarecido, cidade segura!”, foi desenvolvida para orientar a população sobre o coronavírus (Covid-19), bem como, seu modo de transmissão, diagnóstico, tratamento e medidas preventivas.

“A Cartilha vai ajudar a população a compreender que o Covid-19 pode causar infecção respiratória grave, por isso, a prevenção ainda é a melhor forma de evitar a contaminação”, evidencia a Doutora Márcia Cristina Freitas da Silva, do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA.

A principal orientação é que sejam mantidas as medidas básicas de prevenção já amplamente divulgadas: lavar e higienizar as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, ao chegar da rua, após contato com outras pessoas, dinheiro ou objetos de uso coletivo, e após tossir ou espirrar.

A segunda cartilha intitulada Higienize suas mãos: Profissional Empoderado, Paciente segurofoi desenvolvida com objetivo de estimular todos os serviços e profissionais de saúde a desenvolver ações, que reforcem o ato de lavar as mãos, como medida essencial para a prevenção e o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), garantindo assim, a segurança do paciente.

A cartilha foi elaborada por docentes e discentes da UFPA em parceria com profissionais da saúde do Hospital Ophir Loyola e da Universidade do Estado do Pará. Entre as ações abordadas pela cartilha estão os momentos para higienização das mãos, as técnicas de higienização e o uso de luvas.

Importância da higienização - A higienização das mãos é considerada a medida mais barata e efetiva para evitar a transmissão de infecções durante o atendimento aos pacientes. É uma medida de baixo custo que promove a segurança dos pacientes internados e de outros usuários dos serviços de saúde, destaca o Doutor José Rogério Souza Monteiro, professor da Faculdade de Medicina.

De acordo com a cartilha, a prática de higiene das mãos está entre os protocolos a serem determinados pelos serviços de saúde e, tendo sido reconhecida como o “1º Desafio Global”, deve fazer parte da rotina da assistência à saúde, como estratégia de redução de risco. A expectative é que os profissionais de saúde, ao lerem a cartilha, realizem ainda mais práticas assistenciais seguras, reduzindo assim, o risco de infecção no ambiente hospitalar.

Texto e imagem: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página